Com polêmica no VAR, Cruzeiro cede empate ao Ituano, mas amplia folga na liderança

Cruzeiro ficou na bronca com a arbitragem com a anulação do gol de Edu, no fim do primeiro tempo

Cruzeiro tem gol polêmico anulado e perde chance de ser campeão do primeiro turno da Série B do Brasileiro

Mesmo jogando com um a mais em boa parte do segundo tempo e com polêmica no VAR, o Cruzeiro cedeu empate ao Ituano, atuando em Itu, e perdeu a chance de ser campeão simbólico do primeiro turno. O time mineiro abriu o placar com Luvannor, após ter gol de Edu anulado e bastante questionado. Entretanto, levou o empate do Ituano, que já jogava com um a menos (Lucas Dias foi expulso), com gol de Bernardo Schappo.

Polêmica no VAR

O Cruzeiro ficou na bronca com a arbitragem com a anulação do gol de Edu, no fim do primeiro tempo. A Central do Apito avaliou que as linhas do VAR foram traçadas incorretamente na análise do impedimento. 

Como fica?

Com o empate por 1 a 1, o Cruzeiro perde a chance de garantir o título simbólico do primeiro turno da Série B. Entretanto, amplia a vantagem para o Vasco, agora com sete pontos de vantagem (38 contra 31). Além disso, fica a 15 pontos do Criciúma, em quinto. O Ituano, por sua vez, chega aos 18 pontos e está na 14ª colocação.

Primeiro tempo

O primeiro tempo começou com o Cruzeiro tendo o domínio da partida e da posse de bola. Entretanto, encontrando pouco espaço na forte marcação do Ituano. A primeira chance foi mesmo do Ituano. Bernardo foi lançado na área e cabeceou em cima de Rafael Cabral. A resposta foi um chute de Lucas Oliveira, que passou a esquerda. A chance de mais perigo foi com Neto Berola. Ele recebeu lançamento de Rafael Elias e cabeceou, com a bola passando perto da trave de Rafael Cabral. Novamente o goleiro do Cruzeiro quase levou o gol, mas dessa vez em um escanteio e cabeceio de Bernardo. Bola passou perto. O Cruzeiro chegou a balançar as redes nos minutos finais, com Edu completando um chute cruzado. Mas a arbitragem, após revisão do VAR, assinalou impedimento do atacante. Na análise da Central do Apito, as linhas do VAR não foram traçadas corretamente.

Ituano x Cruzeiro, Rafael Elias, Série B (Foto: Fernando Roberto/Ituano FC)

Reclamando do gol anulado de Edu, no fim do primeiro tempo, o Cruzeiro voltou em cima do Ituano. E logo conseguiu abrir o placar com Luvannor. Ele recebeu passe na área e, mesmo sem ângulo, tocou para o fundo do gol. O time mineiro ficou ainda em mais vantagem com a expulsão de Lucas Dias. No lance anterior, Lucas Oliveira salvou um gol do Ituano, tirando a bola, perto da linha de gol, com uma bicicleta. O time mineiro continuou melhor, mas acabou levando o empate. Gabriel Barros invadiu a área pela direita, limpou Adriano e bateu cruzado. Bernardo completou para o gol. Com o empate, o Ituano ficou na defensiva. O Cruzeiro fez substituições e buscou a vitória. A chance mais próxima de Vitor Leque, já nos últimos lances. No último mesmo, o Galo de Itu quase virou com João Vitor, que pegou sobra na área e chutou para fora.

https://ge.globo.com/sp/tem-esporte/futebol/brasileirao-serie-b/jogo/05-07-2022/ituano-cruzeiro.ghtml