Cruzeiro: Anac apura sobrevoo irregular no Mineirão; helicóptero pertence a empresário citado em irregularidades no clube

O helicóptero pertence à empresa MHE Participações e Empreendimentos Ltda

Helicóptero sobrevoa baixo o Mineirão — Foto: Reprodução/internete

Aeronave pertence ao empresário Cristiano Richard; voo baixo durante partida contra a Ponte Preta assustou torcedores presentes no estádio

Por Redação do ge — de Belo Horizonte

Um helicóptero sobrevoou o Mineirão na tarde dessa quarta-feira e assustou torcedores que acompanhavam o jogo entre Cruzeiro x Ponte Preta. A aeronave fez manobras e passou muito perto da cobertura do estádio. Vários registros foram feitos e postados nas redes sociais. 

Nas imagens é possível ver o registro da matrícula que fica gravada na parte de baixo da estrutura aeronave. O helicóptero pertence à empresa MHE Participações e Empreendimentos Ltda., que tem como sócios, Marcelo Tostes de Castro Maia, Edward Munson Mason II, Hc Locação de Veículos Ltda. e Cristiano Richard dos Santos Machado como administrador.

"Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo.

A consulta feita no site da Agência Nacional de Aviação (Anac) mostra que o helicóptero está com o certificado de aeronavegabilidade suspenso. O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) venceu no dia 14 de maio deste ano. 

O g1 consultou um especialista, o piloto Dudu Barbatti, que afirmou que a altura praticada pelo piloto é irregular, e que as normas de distanciamento com terrenos e edificações estavam abaixo das regulamentares. A Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) determina que a altura mínima para sobrevoo de helicóptero seja 500 pés, cerca de 150 metros, do objeto mais alto em um raio de 600 metros.

Sobre voar com certificado de aeronavegabilidade suspenso, Barbatti disse que em situação normal não é permitido que o helicóptero voe, mas que pode haver alguma autorização especial como em um voo de manutenção ou de experiência para renovação do certificado.

https://ge.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2022/06/17/cruzeiro-anac-apura-sobrevoo-irregular-no-mineirao-helicoptero-pertence-a-empresario-citado-em-irregularidades-no-clube.ghtml