De virada, Grêmio vence o São Paulo e garante vaga na Libertadores 2013
Com festa num Olímpico lotado, a equipe gaúcha chegou a vitória com gols de André e Marcelo Moreno e, de quebra, assumiu a vice-liderança do Brasileirão
LANCEPRESS! - Porto Alegre (RS)
Com direito a "Fica, Luxemburgo", "Fica, Zé Robero", ares de decisão e Olímpico lotado, o Grêmio venceu, de virada, o São Paulo neste domingo, por 2 a 1, em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão, e confirmou vaga para a Libertadores 2013. Os gols gremistas foram marcados por André Lima e Marcelo Moreno, na segunda etapa. Já o tento são paulino foi anotado por Rogério Ceni, de pênalti.
Com a vitória, o Grêmio chegou aos 64 pontos, assumiu a vice-liderança e abriu vantagem de 10 pontos sobre o Botafogo, quinto colocado com 54. Já o São Paulo acumula três jogos sem vencer na competição. A equipe do Morumbi permanece na quarta colocação do Brasileirão com 59 pontos, cinco a mais que o quinto colocado Botafogo.
A equipe paulista retorna aos gramados no próximo domingo, dia 18, às 17h, no Morumbi, para o confronto diante do Náutico, pela 36ª rodada da competição nacional. Já os gaúchos encaram a Portuguesa, no Canindé, também no próximo domingo, às 19h30.
O JOGO
Mesmo com todos os ingredientes necessários para uma grande decisão, Grêmio e São Paulo entraram "sonolentos" num Olímpico lotado e nem pareciam que brigavam pelas primeiras colocações no Brasileirão e por uma importante vitória rumo à vaga direta para a Libertadores da América 2013.
Com muitos erros de passes e disputa intensa no meio de campo, a partida contou com poucos lances de emoção ao longo da primeira etapa. Pelo lado gremista, que contou com ausências de importantes nomes como Elano, Gilberto Silva e Kleber, os suspiros da torcida se resumiam aos chutes do volante Léo Gago e as jogadas aéreas. Já o São Paulo apostava na velocidade dos atacantes Osvaldo e Lucas.
A monotonia que tanto assombrava a primeira etapa, no entanto, deu espaço a tão esperada "decisão" nos últimos minutos. Tudo graças a dupla são-paulina. Aos 39, Lucas saiu costurando e quase chegou às redes. Quatro minutos mais tarde, Osvaldo mostrou como se faz. Após bobeada na saída de bola do zagueiro Saimon, o atacante ganhou na velocidade e acabou sofrendo penâlti. Na cobrança, Rogério Ceni, de contrato renovado até 2013, mostrou a tranquilidade costumeira e marcou seu 106º gol na carreira.
Nos 45 minutos restantes da partida, o jogo se resumiu ao Grêmio, que exerceu pressão total. Precisando apenas de um empate para garantir vaga na Libertadores do próximo ano, os gremistas montaram blitz e levaram perigo com Zé Roberto e Marcelo Moreno logo no início.
A reação gremista, no entanto, dependia de um nome bem conhecido dos são paulinos, que estava no banco de reservas e já havia marcado dois gols no Morumbi, no primeiro turno: o centroavante André Lima. Ex-São Paulo, o jogador entrou no lugar do volante Souza, aos 9 minutos, e roubou a cena. Aos 15 minutos, após linda jogada de Zé Roberto, o jogador recebeu passe na boa e só tirou de Rogério Ceni para empatar o confronto.
Do lado tricolor, a aposta eram os espaços deixados para os contra-ataques. Desta forma, chegou a assustar com bola na trave do meia Jadson e escapada de Luis Fabiano. Nada, no entanto, que afastasse a pressão imposta pela gremista. O gol da virada era só questão de tempo.
E ele saiu no melhor estilo decisão, nos últimos minutos, com gol de cabeça do centroavante Marcelo Moreno, após cruzamento do lateral Pará. No fim, o São Paulo bem que tentou arrancar o empate, mas não teve jeito. Era só festa por parte do tricolor gaúcho, com direito a gritos como "Fica, Luxemburgo", "Fica, Wanderlei". Ambos têm contrato até o fim do ano.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 2 X 1 SÃO PAULO
Local: Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data/horário: 11/11/2012, às 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Thiago Gomes Brigido (CE)
Cartões amarelos: Saimon, Marcelo Moreno, Souza, Fernando, Anderson Pico (GRE) Douglas, Luís Fabiano, Rhodolfo (SPO)
Público/Renda: 45.894/R$ 1.066.416,50
Gols: Rogério Ceni - 43'/1ºT (0-1) André Lima - 15'/2ºT (1-1) Marcelo Moreno - 39'/2ºT (2-1)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Saimon e Anderson Pico; Fernando, Souza (André Lima - 10'/2ºT), Léo Gago, Marco Antônio (Marquinhos - 30'/2ºT) e Zé Roberto; Marcelo Moreno (Vilson - 41'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Casemiro (Ademilson - 26'/2ºT), Lucas, Jadson (William José - 36'/2ºT) e Osvaldo (Maicon - 10'/2ºT); Luis Fabiano. Técnico: Ney Franco.
Comentários