FORTALEZA: Chegou a hora do sonho da Série B se tornar realidade
Após três anos no sufoco, Fortaleza espera, enfim, alcançar hoje o direito de voltar à Série B do Brasileiro
Dentro do "Caldeirão do Benfica", o Estádio Presidente Vargas, o Fortaleza vai encontrar, hoje, às 16h, o jogo mais importante do ano, diante do Oeste/SP, pelo compromisso de volta do mata-mata da Série C.
No primeiro confronto, em Itápolis (SP), o Leão empatou em 1 a 1, o que lhe garante uma classificação neste domingo com um simples 0 a 0. Um novo empate em 1 a 1 levará a partida para as penalidades máximas. Outro placar de igualdade com gols acima de 1 a 1 classifica os paulistas, daí porque todo cuidado será pouco para os tricolores.
O técnico Vica reforça a opinião de que o Leão não deve ficar esperando o Oeste para contra-atacar, mesmo jogando pelo empate sem gols. "Vamos entrar em campo com muita determinação e disciplina tática para tentar conseguir a vitória, porque não adianta nada ficar esperando um 0 a 0", adverte o técnico.
Retrospecto favorável
O bom retrospecto anima a torcida tricolor. Em 2012, o Fortaleza realizou 29 jogos no PV, perdendo apenas duas vezes, uma para o Ceará no Campeonato Cearense e outra para o Grêmio, pela Copa do Brasil. No ano, o Tricolor perdeu apenas seis jogos.
Sob o comando do técnico Vica, o Leão já chegou a 17 partidas invictas, mas os próprios jogadores não querem saber da ideia de superar novas marcas, desde que consigam o tão sonhado acesso à Série B.
"No futebol, você tem de ter humildade, colocar os pés no chão e trabalhar com seriedade para conseguir seus objetivos", ensina o meia Geraldo.
Vica pede aos jogadores do Leão que tenham o máximo possível de concentração para exercerem uma forte marcação em cima do Rubrão. A ideia é buscar o primeiro gol em cima do erro do adversário. "Vamos ter um apoio maciço da torcida. Trabalhamos uma maneira de sair pelos lados, pelo meio, enfim, para facilitar. Vamos ver se dá certo na prática", comenta o treinador. "Precisamos marcar forte quando estivermos sem a posse de bola na partida", completa.
O treinador deixou transparecer que vai escalar mesmo Waldison no posto de Jailson no ataque, ao lado de Assisinho. Assim, Jailson deve ficar no banco de reservas.
O meia Geraldo afirma que os jogadores estão preparados para tentar fazer história neste domingo, alçando o Leão à Série B, apesar da dificuldade de vencer um time, para ele, de qualidade como o Oeste.
Apitaço
Fora de campo, a vibração promete estar à altura da importância do jogo de logo mais. O departamento de marketing tricolor vai distribuir 20 mil apitos para perturbar o adversário. Além disso, a torcida - que volta a ser composta hoje com a organizada JGT - vai fazer ainda o chamado mosaico nas arquibancadas.
Oeste indefinido para a decisão
Zagueiro Dezinho, ex-Fortaleza e Ceará, teve duas boas oportunidades de gol no primeiro jogo; uma delas foi defendida por Lopes; a outra, para fora
Após uma semana de treinamento intenso para a decisão de logo mais, no estádio Presidente Vargas, o técnico do Oeste, Luís Carlos Martins, ainda possui algumas dúvidas.
O comandante da equipe paulista não contará com o meia Wanderson (autor do gol no primeiro jogo), que cumprirá suspensão por ter recebido o terceiro amarelo. Para a vaga, Luís Carlos deverá optar pela entrada de Alex Silva, que também auxilia na defesa.
Já no ataque, Marcinho Beija-Flor segue dúvida, pois ainda sente uma lesão muscular que sofreu durante aquecimento em um treino ainda para o primeiro jogo, do qual acabou de fora. Na semana, Thiago Silvy foi testado na posição e pode ser escalado.
Pressão
Durante a semana, os jogadores da equipe paulista disseram estar prontos para a pressão que a torcida tricolor deverá impor no duelo de logo mais, para o qual todos os ingressos foram vendidos, com o PV completamente de casa cheia.
Para o técnico Luís Carlos, a pressão poderá favorecer a sua equipe, tendo em vista que os torcedores também cobrarão um resultado positivo dos jogadores tricolor.
"Temos que ter a mesma determinação que sempre tivemos ao longo do campeonato. Tem que ser a mesma, dentro ou fora de casa, e não temos medo", disse o técnico em entrevista coletiva durante essa semana.
Campanha
Durante a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro deste ano, o Oeste manteve uma campanha estável. Ao todo, a equipe obteve 53,7% de aproveitamento. No entanto, o seu melhor desempenho aconteceu em casa, onde conquistou a maioria dos seus 29 pontos.
Em oito jogos, no estádio dos Amaros, o rubro-negro venceu seis e empatou dois. Já fora de casa, em cinco partidas, o clube perdeu três e empatou duas.
250 PMs vão fazer a segurança hoje
De acordo com o planejamento feito na reunião de providências para a partida deste domingo, 250 policiais estarão de plantão no PV e arredores, sob o comando do major George Benício.
Os policiais terão uma preocupação em particular, que é o setor de visitantes, a ser preenchido por 700 torcedores do Leão e o restante da torcida visitante, caso apareçam para ver o jogo.
A PM vai fazer um cordão de isolamento na área para separar, no mesmo setor, os torcedores paulistas dos locais. A recomendação é de que os cearenses não entrem caracterizados, seja com bandeiras, camisas ou qualquer símbolo em alusão ao Tricolor, tampouco invistam em provocações contra os visitantes.
Contingente
A diretoria do Fortaleza ainda enviou um ofício à Polícia Militar, solicitando que a corporação aumente o efetivo e ainda por cima redobre a vigilância no setor de visitante, para que não haja qualquer problema. Ao todo, 110 seguranças particulares estarão em ação no PV e também darão apoio à PM no local da torcida do Oeste.
Juizado Especial
O Juizado Especial estará de plantão, embora o jogo não seja considerado de risco do ponto de vista da segurança, pois, em tese, não há rivalidade entre as torcidas. A juíza Maria José Bentes Pinto estará no comando do Juizado, que também contará com uma pessoa encarregada da função de conciliadora.
Dos órgãos envolvidos no espetáculo, além da PM, apenas a AMC se pronunciou, informando que enviará 45 agentes para controlar o trânsito no Benfica.
Às 13h, as catracas serão abertas e as bilheterias ficarão fechadas, pois não haverá venda de ingressos - todos já esgotados.
IVAN BEZERRA
REPÓRTER dn
Comentários