Botafogo domina a Portuguesa e mantém vivo o sonho pela Liberta

Com grande exibição coletiva e outro gol do xodó Bruno Mendes, Alvinegro vence e complica a Lusa, que briga contra o rebaixamento no Brasileirão

LANCEPRESS! - Rio de Janeiro (RJ)

Com uma boa apresentação coletiva, o Botafogo goleou a Portuguesa, por 3 a 0, na noite deste sábado, no Engenhão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, e manteve vivo o sonho de se classificar para Libertadores. A estrela de Bruno Mendes brilhou mais uma vez e fez o seu sexto gol em sete jogos com a camisa alvinegra. Fellype Gabriel de cabeça, e Vitor Júnior, fecharam o placar.

A vitória fez o Glorioso, quinto colocado, alcançar os 54 pontos pontos, cinco a menos que o São Paulo, que joga neste domingo, às 17h, contra o Grêmio, no Olímpico. Com a derrota, a Portuguesa se complica ainda mais na luta contra o rebaixamento. A Lusa também não tem sua posição na tabela alterada, permanece com os seus 40 pontos, na 15ª posição.

Tanto Botafogo quanto a Portuguesa voltam a jogar no próximo domingo, pela 36ª rodada. O Alvinegro viaja a Recife para enfrentar o Sport, às 19h30, na Ilha do Retiro. Já a Lusa recebe o Grêmio, às 21h, no Canindé.

BRUNO MENDES MARCA MAIS UMA VEZ

Com o Brasileirão se aproximando do fim, Botafogo e Portuguesa tinham objetivos distintos no confronto desta noite. O Alvinegro, mesmo que com chances remotas, sonha com um lugar na Libertadores de 2013. Por sua vez, a Lusa luta para se distanciar da zona de rebaixamento.

E para chegar à vitória, o Botafogo tinha em seu ataque a sensação do momento: Bruno Mendes. O atacante do Botafogo, que já havia marcado cinco gols em seis participações pelo clube, apresentou seu cartão de visitas ao goleiro Dida logo aos 12 minutos, numa finalização sem chance de defesa para o arqueiro da Lusa, colocando o Botafogo à frente no placar.

Mesmo com o meio-campo distante do ataque, os atacantes da Portuguesa Ananias e Bruno Mineiro imprimiam grande velocidade nas jogadas e a defesa alvinegra tinha trabalho para pará-los. Com Seedorf no banco de reservas, a criação de jogadas do Botafogo ficava por conta de Lodeiro, Andrezinho e Fellype Gabriel. O trio teve boa atuação e levava o time bem ao ataque.

Já a Portuguesa apostava nos contra-ataques, levando algum perigo ao gol de Jefferson. A sorte é que Ananias e Bruno Mineiro não estavam com a pontaria em dia para derrubar o sempre seguro camisa 1 botafoguense.

PRESSÃO E MAIS DOIS GOLS ALVINEGROS

O Botafogo voltou para o segundo tempo disposto a ampliar o placar. No primeiro minuto, Bruno Mendes recebeu na área e, com a tranquilidade de sempre, colocou na rede, mas o árbitro anulou equivocadamente. Com a idas ao ataque, o time da casa se desguarnecia na defesa, e em um contra-ataque, quase que a Portuguesa igualou o placar.

Mas o Glorioso não se intimidou. Continuou no mesmo ritmo e criando chances de gol. Aos sete, Antônio Carlos cabeceou na trave. Aos 10, em bola rebatida, Renato chutou e Bruno Mendes, de novo, desta vez de carrinho, quase marcou. O garoto está impossível.

A Portuguesa, acuada na defesa, começou a se perder em campo e apelar para as faltas. Marcelo Cordeiro, fez uma aos 16 e levou cartão amarelo. Na sequência, muito nervoso, o lateral da Lusa reclamou demais com o assistente e foi expulso de campo. Logo em seguida, Renato bateu falta da esquerda e Fellype Gabriel, de cabeça, marcou: 2 a 0.

Com o gol, Fellype Gabriel coroou uma grande apresentação individual e que foi reconhecida pela torcida. O camisa 11 deixou o campo aplaudido e foi substituído por Seedorf, recuperado de uma lesão muscular na coxa direita.

A Portuguesa, com um jogador a menos, se perdeu em campo e não conseguiu criar mais nada. Aos 35, quase um gol de placa. Andrezinho fez grande jogada, passando por dois adversários até ser derrubado por Dida na grande área. O próprio Andrezinho bateu o pênalti, mas o experiente goleiro cresceu e defendeu a cobrança. Mas o goleiro nada pôde fazer quando Vitor Júnior, que entrou no fim da partida, apareceu a sua frente aos 45 e bateu em seu canto direito e decretou a goleada alvinegra.

O meia que acabará de entrar comemorou muito o seu terceiro gol no Brasileirão e foi às lágrimas. No primeiro turno, Vitor se machucou justamente no jogo contra a Portuguesa no Canindé, o que o tirou por mais de dois meses da equipe. A partir daí, foi só esperar o apito final do juiz e comemorar a grande vitória.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 3 X 0 PORTUGUESA

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 10/11/2012 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Jaílson Macedo de Freitas (BA)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa/MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Renda/Público: R$ 82.520,00 / 3.870 pagantes
Cartões amarelos: Bruno Mineiro, Marcelo Cordeiro, Rogério, Dida e Gustavo (POR)
Cartão vermelho: Marcelo Cordeiro, 19'/2°T (POR)
Gols: Bruno Mendes, aos 12'/1ºT (1-0); Fellype Gabriel, aos 21'/2°T (2-0) e Vitor Júnior, aos 44'/2°T (3-0)
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Jadson, Renato (Rodrigo Dantas, 43'/2°T), Andrezinho e Fellype Gabriel (Seedorf, 34'/2°T); Lodeiro (Vitor Júnior, 42'°2°T) e Bruno Mendes. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

PORTUGUESA: Dida, Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Léo Silva, Rogerio (Zé Antônio, 36'/2°T), Héverton (Diego Viana, 25'/2°T) e Boquita; Ananias e Bruno Mineiro (Diguinho, 17'/2ºT). Técnico: Geninho.