Corinthians acerta liberação de um time de jogadores, mas ainda trabalha por mais saídas em 2022

Timão tenta abrir espaço na folha salarial e negocia atletas que não estão nos planos

Everaldo e Jonathan Cafú não estão nos planos do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Por Bruno Cassucci — São Paulo

Éderson? Luan? Bruno Cassucci detalha quem mais pode deixar o Corinthians

O Corinthians começa a janela de transferências muito mais ativo nas negociações para saídas do que para chegadas de jogadores. Se por um lado apenas o volante Paulinho foi contratado até o momento, por outro um time de atletas já acertou o "adeus" ao clube.

E se engana quem acha que a "barca" para por aí. A diretoria alvinegra ainda trabalha por mais liberações e espera concretizar algumas delas nos próximos dias.

O objetivo do Corinthians é abrir espaço na folha salarial e também enxugar o elenco, que deve contar com pelo menos dois reforços: um zagueiro para, a princípio, ser reserva, e também um camisa 9 – o uruguaio Cavani ainda é o principal sonho.

Os nomes que não estão nos planos e para os quais o Timão busca destino para 2022 são: o lateral-esquerdo e zagueiro Danilo Avelar, os volantes Thiaguinho e Ederson, e os atacantes Everaldo, Jonathan Cafú, Rafael Bilú e Matheus Matias (confira abaixo a situação de cada um).

Na última terça, o Corinthians confirmou a saída de dois jogadores: o atacante Janderson, emprestado ao Grêmio, e o meia Sornoza, que rescindiu contrato, mas permaneceu com parte dos direitos ligados ao Timão.

Também já foi oficializada a volta de Matheus Jesus à Ponte Preta, que também ficará com o zagueiro Léo Santos e o meia-atacante Fessin, todos por empréstimo.

Outras transações já estão encaminhadas, mas ainda não foram anunciadas: Vitinho jogará no Vasco, Matheus Alexandre seguirá no Coritiba, André Luis e Marquinhos vão para o Cuiabá, Davó será cedido ao São Bernardo, Caetano defenderá o Goiás e Richard deve rescindir contrato para fechar com o Ceará.

Confira abaixo os jogadores que ainda devem sair do Timão:

Danilo Avelar

Afastado após proferir ofensas racistas durante uma partida de videogame online, o zagueiro e lateral-esquerdo tem contrato até o fim de 2022 e não permanecerá no Corinthians. Recentemente, o Cruzeiro negociou a contratação do jogador, mas as tratativas estão paralisadas.

Thiaguinho

Outro que tem contrato até o fim do ano que vem e não está nos planos. Em 2021, foi emprestado à Inter de Limeira e chegou a defender a equipe sub-23 do Timão. Teve sondagem do Sport recentemente.

Ederson

Um dos mais valorizados da lista de dispensa do Corinthians. Volante fez grande temporada pelo Fortaleza e atraiu interesse de outros clubes do Brasil e do exterior. Prioridade da diretoria alvinegra é vender o jogador, que tem contrato até janeiro de 2025. Porém, empréstimo não está descartado. Utilização dele pelo técnico Sylvinho é improvável.

Everaldo

Estava emprestado ao Sport e tem contrato com o Corinthians até o fim de 2022. Recebeu sondagens de clubes da Série A e deve ser emprestado.

Jonathan Cafú

Entrou na mira de clubes do Oriente Médio, e o Timão tem a expectativa de vendê-lo. Jogador que defendeu o Cuiabá em 2021 disputou só três partidas com a camisa corintiana. O vínculo dele com o clube vai até o fim de 2023.

Rafael Bilú

Formado na base do Corinthians, disputou apenas um jogo pela equipe profissional do Timão e vem de seguidos empréstimos para América-MG, CSA, Mirassol e Juventude. Tem contrato até o fim do ano e aguarda propostas.

Matheus Matias

Comprado em 2018 por R$ 1 milhão, já foi emprestado para Ceará, Avaí, Oeste, São Bernardo e Paraná. Neste ano, chegou a defender o time sub-23 do Corinthians, clube com o qual tem mais um ano de contrato.

https://ge.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/noticias-corinthians-libera-um-time-jogadores-mais-saidas-2022.ghtml