Fortaleza volta a vencer na Série A, assume terceira posição e afunda Sport no Z-4

Fortaleza agora tem jogo em casa pegando o Atlético-GO

Sport x Fortaleza Marcelo Benevenuto (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Fora de casa, Tricolor do Pici ganha pelo placar mínimo com gol de Marcelo Benevenuto e passa o Flamengo na tabela; Leão vê distância para sair da zona aumentar para sete pontos

O Fortaleza voltou a vencer após seis partidas de jejum na Série A. A vítima foi o Sport, que vive, ele próprio, uma seca: agora não vence há oito duelos. Com a vitória na Arena de Pernambuco, o Leão do Pici voltou a crescer na tabela da Série A, assumiu a terceira posição e afundou o adversário no Z-4. Marcelo Benevenuto foi o autor do gol da vitória, ainda no primeiro tempo.

Classificação

O Fortaleza subiu um degrau na Série A. Passou da quarta posição para a terceira, com 36 pontos. Está atrás do Palmeiras, que tem 38, e do líder Atlético-MG, com 46. Tem um jogo a mais do que as duas equipes. Já o Sport está lá embaixo: é o penúltimo colocado, com 17 pontos, a sete do Santos, o primeiro fora da zona de rebaixamento.

Próximos jogos

O Sport visita, no próximo domingo, às 20h30, o Grêmio, em Porto Alegre. O Fortaleza joga em casa, no sábado, às 17h, contra o Atlético-GO.

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi bem dividio em relação a domínio. No início, o jogo foi do Fortaleza, que teve o controle da posse e finalizou seis vezes (contra nenhuma do Sport) até os 20 minutos. A partir daí, porém, quem fui superior foi o time da casa. O Leão Pernambucano teve três boas chances bem próximas: André desperdiçou duas e Zé Welison, a outra. Mas, quando o momento parecia favorecer o Sport, o Tricolor do Pici foi ao ataque e, em escanteio, abriu o placar com Marcelo Benevenuto.

Segundo tempo

Na segunda etapa, o Sport lançou-se ao ataque. O Fortaleza, esperando essa postura do adversário, retraiu sua marcação, chamou o Rubro-negro para seu campo e tentou armar o bote no contra-ataque. Isso explica a dinâmica do duelo neste momento: o Sport circulou perto da área do adversário, levantou bolas, tentou pressionar, mas não conseguiu criar chances. Já o Fortaleza esteve próximo de armar lances de perigo em transições rápidas, mas também não chegou perto do segundo gol.

Na frente e atrás

O zagueiro Marcelo Benevenuto marcou seu terceiro gol na temporada. O detalhe é que a fase artilheira é recente. Todos os gols foram anotados nos últimos seis jogos que fez na Série A.

Deixou a desejar

Contratado como estrela, o atacante André até agora não correspondeu. Diante do Fortaleza, teve mais uma atuação pouco inspirada. Perdeu duas grandes chances no primeiro tempo.

À flor da pele

O meia Hernanes parece estar com os nervos à flor da pele. Expulso há três rodadas, contra o Athletico-PR, por perder a cabeça com o árbitro, voltou a ser advertido (desta vez com amarelo) por empurrar um adversário.

Passou em branco

Tradicional carrasco do Sport, desde a época que jogava no Paysandu, Pikachu desta vez teve atuação discreta. Não marcou gols, nem deu assistência.

Segue a seca

O Sport não conseguiu fazer gols novamente. Agora são oito jogos seguidos sem fazer gol do pior ataque da competição (com apenas oito gols em 22 partidas).

https://ge.globo.com/pe/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/26-09-2021/sport-fortaleza.ghtml