Com gol no fim, Grêmio vence a Ponte e pode se garantir na Libertadores
André Lima, aos 45 minutos do segundo tempo, garantiu o triunfo gremista no Olímpico; Foi o fim de uma sequência de quatro empates no Campeonato Brasileiro
Foi sofrido e com um gol aos 45 minutos do segundo tempo. O importante é que a vitória veio e uma sequência de quatro empates terminou. Mesmo sem apresentar o futebol esperado e sendo pressionado no primeiro tempo, o Grêmio superou a Ponte Preta, por 1 a 0, neste sábado, no Olímpico, em duelo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro e que pode lhe garantir na Libertadores de 2013.
Com a vitória, o Grêmio foi aos 63 pontos e agora terá de secar o trio Internacional, Botafogo e Vasco, que entram em campo neste domingo. Caso os rivais não vençam, a equipe gaúcha abrirá 12 ou mais pontos a quatro rodadas do fim do Brasileirão, o que lhe garantirá, em um primeiro momento, na primeira fase da Libertadores.
A Ponte Preta segue com 43 pontos, mas agora na 11ª posição. Coritiba, Náutico e Flamengo ainda podem ultrapassar a equipe de Campinas neste domingo.
PRÓXIMOS JOGOS
O Grêmio volta a atuar no Campeonato Brasileiro no domingo, dia 11, quando terá o São Paulo como rival, novamente no Olímpico, às 17h. Já a Ponte Preta terá o Internacional como adversário, no Moisés Lucarelli, no mesmo dia, mas às 19h30.
O JOGO
Um primeiro tempo frustrante para o torcedor do Grêmio, que compareceu em grande número ao Olímpico. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo, cientes da necessidade de uma vitória, trataram de tomar conta do jogo logo nos primeiros minutos. Mas a Ponte Preta, com uma marcação eficaz, dificultou a vida gremista. A única boa chance de gol veio com Marcelo Moreno, que cabeceou muito mal após cruzamento de Pará. Muito pouco para um postulante a uma vaga na Libertadores.
O Grêmio até tentou transpor o goleiro Roberto. Só que a inspiração da equipe gaúcha não era das melhores. Para piorar, a Ponte, bem postada em campo, foi quem teve as melhores chances de gol. Roger concluiu dois contra-ataques sem a qualidade esperada e Wendel Santos, sem marcação alguma, fez pior: isolou a bola cara a cara com Marcelo Grohe. Para se ter uma ideia, foram dez finalizações da Ponte, contra apenas duas do Grêmio, segundo os números da parceria LANCE!/FOOTSTATS.
A impaciência nas arquibancadas foi transferida para o campo. Os erros aumentaram e o Grêmio, refém da criatividade de Zé Roberto, deixou o primeiro tempo sob vaias. Prenúncio de um novo empate da equipe gaúcha no Brasileirão?
SEGUNDO TEMPO
Luxemburgo, que foi obrigado a promover a entrada de Julio Cesar aos 46 minutos do primeiro tempo - Anderson Pico fraturou o dedo mindinho da mão esquerda - optou por não fazer nenhuma nova alteração para a etapa final. Com isso, o Grêmio, apesar de certa superioridade, seguiu sem ser feliz em sua missão de abrir o placar no Olímpico.
Elano não iniciou o jogo, pois havia se recuperado de dores no músculo posterior da coxa direita pouco tempo antes da partida. Mas a sua entrada foi necessária aos 14 minutos. O camisa 7 era a esperança de algo "diferente" do que vinha sendo feito pelo Grêmio.
O Grêmio até vinha jogando bem e encurralando a Ponte Preta. Eis que, aos 24 minutos, Julio Cesar, após um carrinho em Rildo, recebeu o cartão vermelho e deixou a equipe gaúcha com dez em campo.
O Grêmio, mesmo com um jogador a menos, passou a tomar conta do jogo e, na base da pressão, chegou ao seu tão sofrido gol, quando o empate era uma certeza. Após escanteio cobrado por Zé Roberto, André Lima vence Roberto e levou o Olímpico ao êxtase. Foi sofrido, mas a vitória veio.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 PONTE PRETA
Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 3/11/2012 – 19h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Público/Renda: R$ 577.215,00 /21.833 pagantes/ 40.760 total
Cartões amarelos: Marco Antônio e Werley (GRE); Luan e Renê Junior (PPO)
Cartão vermelho: Julio Cesar (GRE)
Gol: André Lima, 45'/2ºT(1-0).
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico (Julio Cesar, 46'/1ºT) ; Fernando (Elano, 15'/2ºT) , Souza, Marco Antônio e Zé Roberto; Leandro (André Lima, 23'/2º T) e Marcelo Moreno –Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
PONTE PRETA: Roberto; Tiago Alves, Ferron, Cleber e João Paulo; Baraka, Renê Júnior, Wendel e Nikão (Marcinho, 31'/2º T) ; Luan (Rildo, 20'/2ºT) e Roger (Giancarlo, 36'/2º T) - Técnico: Guto Ferreira.
Comentários