Fortaleza e Oeste no mata-mata da Série C

Fortaleza põe em jogo todo o trabalho de um ano com a largada do mata-mata da Série C, hoje, diante do Oeste

Todo o trabalho realizado no ano, todas as aspirações de torcedores, dirigentes e gente do elenco do Fortaleza, começarão a ter um encaminhamento, a partir das 16 horas de hoje, quando o Leão entrar em campo para encarar o Oeste, em Itápolis (SP), no primeiro jogo das quartas de final da Série C do Brasileiro.

O fato de ter sido o primeiro colocado geral da Série C, com 39 pontos ganhos fez com que os holofotes da competição passassem a ser lançados sobre o Leão, que agora terá de confirmar a boa campanha na primeira fase da Série C do Nacional.

"Tudo isso vai ser colocado em xeque agora. A gente sabe que o futebol não tem muita lógica, mas eu estou preparando o Fortaleza para vencer o Oeste", Explicou o técnico Vica.

"Temos de ter equilíbrio nesses dois jogos contra o Oeste e confiamos que iremos conseguir isso por conta da experiência dos nossos jogadores. Há um amadurecimento no nosso grupo, mas precisamos confirmar tudo isso dentro dos jogos do mata-mata", comentou o técnico do Leão.

Para o comandante do Leão não existe favoritismo nesses jogos do mata-mata. Para ele, o que vai imperar é o equilíbrio.

Equipe

O treinador tricolor ainda não confirmou a equipe, mas a escalação não deve ser muito modificada em relação aos jogos anteriores. Pelo menos é o que tem sustentado o comandante do Leão. A tendência é a utilização de três zagueiros, Ciro Sena, Fabrício e Micão, com o reaparecimento do lateral-direito Rafinha, que estava lesionado e vinha sendo substituído por Tiago Granja. O ataque deve ser formado por Jailson e Assisinho, de acordo com os últimos treinos coletivos da equipe.

A delegação tricolor, composta por 20 jogadores além de membros da comissão técnica, já escolheram diferentes locais de treinamento, sempre no interior paulista, para tentar evitar que olheiros do Oeste acompanhem os treinos táticos orientados por Vica. O grupo já treinou na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. Depois, os atletas foram levados, ontem à tarde, até a cidade de Matão e treinaram no campo particular do Grupo Fischer - Projeto Bom de Bola, Bom de Escola -, que atende a muitas crianças da região.

Logística

O presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, é o chefe da delegação em São Paulo. O mandatário lembrou que todos precisam ter o equilíbrio emocional nesses dois jogos contra o Oeste.

"Temos que respeitar o Oeste e sabermos que dentro de casa eles perderam apenas uma vez na competição", explicou o presidente do Fortaleza, que teceu elogios às boas condições e da logística para dar apoio aos atletas do clube na viagem.

Apoio também não deve faltar das arquibancadas. A previsão é de que pelo menos 300 torcedores do Fortaleza compareçam ao estádio dos Amaros.

Paulistas no caminho do Leão

O Fortaleza tem enfrentado a situação de ver sempre um paulista no seu caminho, quando o assunto é subir de divisão do Campeonato Brasileiro, tal como aconteceu em 2002, com o Jundiaí, e em 2004, contra o Ituano foto: KIKO SILVA

Não é de hoje que clubes paulistas surgem como obstáculo aos planos de acesso de divisão do Fortaleza em campeonatos brasileiros. Em 2002, quando o Leão subiu para a Primeira Divisão, teve de enfrentar o Jundiaí/SP, antes de ir à final da Série B contra o Criciúma.

No primeiro jogo da semifinal, o Leão aplicou uma goleada de 6x1, no Estádio Jaime Cintra, em Jundiaí. No Estádio Presidente Vargas, em novembro de 2002, o Leão empatou em 2x2 com o Jundiaí/SP, no compromisso de volta, e confirmou o acesso, fazendo a decisão do título contra o Criciúma.

Outro paulista no caminho do Leão foi o Ituano, em 2004. O Tricolor tinha de passar pelo time de Itu para ir à terceira fase e venceu o adversário por 2x0 na casa dele. O curioso é que os três clubes: Jundiaí/SP, Ituano/SP e Oeste são todos rubro-negros.

Oeste tenta acesso inédito à Série B

Único time paulista vivo na Série C, o Oeste de Itápolis/SP tenta fazer o máximo para conseguir o acesso inédito à Série B, em 2013, a partir de hoje, nestes dois jogos contra o Fortaleza.

O time paulista conseguiu a classificação à fase decisiva com uma rodada de antecedência, mas acabou como quarto colocado do Grupo B, com 29 pontos.

A equipe do interior de São Paulo aposta no fator casa para desbancar o favoritismo do Leão, já que não perde no Estádio dos Amaros há mais de três meses. A última e única derrota nesta Série C aconteceu no dia 6 de julho para o Caxias/RS. De lá para cá, foram seis vitórias e dois empates. No cômputo geral, o Oeste não perde há cinco jogos e está há quatro sem tomar gols.

O time paulista está praticamente definido pelo técnico Luís Carlos Martins. Titular na partida anterior, Everton Dias vai para o banco de reservas com o retorno de Eduardo. Dezinho e Ligger também estão confirmados na zaga, formando o trio. Nas alas, o técnico não mudou, mantendo Dedê e Piauí.

No meio-campo, Dionísio é a novidade, com Marcinho Beija-Flor formando o ataque ao lado de Wanderson.

Decepção

Na última rodada, "Rubrão" era o segundo colocado do grupo, mas ao empatar sem gols em casa com o Madureira/RJ, viu seus adversários diretos, Duque de Caxias e Chapecoense, vencerem e conseguirem garantir a segunda e a terceira colocação da chave, respectivamente.

IVAN BEZERRA

REPÓRTER