Fortaleza mira última oportunidade de se classificar na Sul-Americana

Leão jogará com força máxima com propósito de vitória, jogo no Maracanã

Legenda: Enderson Moreira arma o Fortaleza no esquema 4-3-3, com três atacantes - Foto: Thiago Gadelha / SVM

Fluminense x Fortaleza: o que está em jogo, onde assistir e prováveis escalações

Escrito por Alexandre Mota

O time cearense tem pela frente um rival que busca o G-4 da Série A nesta quinta-feira (25), às 21h30, no Maracanã. Com chances mínimas de queda, o Leão mira a última oportunidade de se classificar para um torneio internacional na temporada

A temporada de 2020 do Fortaleza chega ao fim nesta quinta-feira (25) com a 38ª rodada da Série A. Em campo, encara o Fluminense, às 21h30, no Maracanã. E com decisões a serem tomadas para a sequência da temporada, utilizará força máxima para sacramentar a permanência na 1ª divisão - há risco matemático de rebaixamento. A Rádio Verdes Mares transmite tudo ao vivo, com tempo real do Diário do Nordeste.

As possibilidades são mínimas, de fato. Motivo pelo qual o planejamento de 2021 foi iniciado, até com o anúncio da contratação do meia Lucas Crispim, ex-Guarani. No pior cenário possível, o Vasco (17º) deve retirar uma diferença de saldo de 12 gols para os cearenses.

O Cruz-Maltino enfrenta o Goiás, já garantido na Série B ao lado de Coritiba e Botafogo. Assim, o Fortaleza pode, sim, alimentar um novo objetivo no Rio de Janeiro: a Copa Sul-Americana.

Isso porque há possibilidades, mesmo remotas. A equipe está em 16º, com 41 pontos, apenas duas colocações abaixo da zona de classificação. Na frente: Bahia (15º), com a mesma pontuação, e o Sport (14º), com 42. No cálculo simples, basta vencer e torcer para os concorrentes não ganharem os compromissos diante de Santos e Athletico-PR, respectivamente.

Reação

O teor de clássico nordestino é um saldo a mais na partida do Fortaleza, com todos os jogos ocorrendo de modo simultâneo. Todavia, independente de chances, o clamor interno é por um resultado positivo como resposta na elite nacional.

Nas duas últimas rodadas, por exemplo, os comandados do técnico Enderson Moreira foram goleados por Palmeiras e Bahia. Na conta, sente gols sofridos e nenhum marcado, encaminhando a permanência na elite por combinação de resultados.

O desempenho acentuou as críticas ao modelo tático adotado e também ao papel de parte do elenco - mais da metade soma vínculo até o fim de 2021. Por isso, maior cobrança para todos.

“Falar em performance é complicado quando se vem de duas derrotas acachapantes. Mas fizemos péssimas partidas em todos os quesitos. Foram dois jogos muito abaixo da média, em um momento tão decisivo como esse. Por isso, a partida contra o Fluminense precisa ser mais mental, de reconstrução de imagem. Sei que nem tudo se consegue apagar. Precisamos mudar a atitude, mudar postura, em cima disso, nos reconstruir. Queremos acabar bem a competição, com a imagem melhor, e de repente, conseguir essa vaga (na Sul-Americana)", explicou o zagueiro Paulão.

Formação

A expectativa é que o Fortaleza mantenha o esquema 4-3-3, com um meia central próximo do trio de ataque. Apesar dos últimos jogos, a formação faz parte da identidade proposta por Enderson.

Os entraves, no entanto, são dois desfalques do time titular. O volante Felipe e o lateral direito Gabriel Dias cumprem suspensão automática e devem ceder espaço para Ronald e Tinga. Na frente, o meia Luiz Henrique deve ser mantido.

Fluminense

O Fluminense está em 5º na tabela, com 61, classificado para a Libertadores. A equipe tem como principal objetivo ficar no G-4 e deve mandar o melhor plantel disponível para encarar o Fortaleza.

As baixas são o zagueiro Nino, o lateral esquerdo Egídio e o volante Martinelli - todos titulares. Após o anúncio da contratação do técnico Roger Machado para 2021, a expectativa é que o novo comandante possa acompanhar a partida direto das tribunas do Maracanã.

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/fluminense-x-fortaleza-o-que-esta-em-jogo-onde-assistir-e-provaveis-escalacoes-1.3051675