Atlético-MG vence Sport e carimba vaga direta na Libertadores

O Sport segue na 14ª posição, com 42 pontos, garantido na Série A, e o com 65 pontos sobe para agora na 3ª posição.

Sport x Atlético-MG (Foto: Pedro Souza / Atlético-MG)

Galo abre placar, vê Rubro-negro buscar empate duas vezes e garante vitória aos 52 do segundo tempo; confronto ainda tem pênalti marcado no VAR, expulsão de Sampaoli e confusão no túnel

Sport e Atlético-MG entraram em campo com objetivos claros. Até porque o resultado tinha impacto na permanência do Leão na Série A, nas vagas da Sul-Americana e da Libertadores. Dessa vez, o Galo terminou vencendo por 3 a 2, mas ambas as equipes cumpriram as metas, em um duelo marcado por confusão e gol decisivo no último minuto. Os gols do time mineiro foram marcados por Jair, Thyere (contra) e Marrony, enquanto os do Leão foram de Dalberto e Thiago Neves.

Como fica

O Sport segue na 14ª posição, com 42 pontos, e apesar da derrota, está garantindo na Série A 2021. Isso porque o Vasco, que tem 38 pontos e abre o Z-4, empatou com o Corinthians. O Atlético-MG, por sua vez, saltou para 65 pontos e está agora na 3ª posição. Com o empate do Fluminense diante do Santos (1x1), o Galo conseguiu garantir presença nos grupos da Libertadores 2021.  

Próximos jogos

No Brasileirão, o Sport visita o Athletico na Arena da Baixada, enquanto o Atlético-MG recebe o Palmeiras no Mineirão. Ambas as partidas acontecem na quinta-feira, às 21h30, pela despedida do campeonato.

Antes disso, o Rubro-negro estreia no Pernambucano contra o Vera Cruz, às 19h da quarta-feira.

VAR, revolta de Sampaoli e confusão...

A confusão começou aos 38 minutos do segundo tempo, quando o atacante Marrony acertou o rosto do lateral-direito Patric na área, e o árbitro Rodolpho Toski Marques marcou pênalti para o Sport. A marcação - após checagem no VAR - revoltou o técnico Sampaoli, que foi expulso com cartão vermelho direto. Depois do comandante, dois membros das comissões técnicas das equipes foram expulsos... e terminaram entrando em uma briga generalizada no túnel da Ilha do Retiro. 

Marrony de vilão a herói

O atacante de 22 anos mudou a própria história na Ilha do Retiro. Aos 38 do segundo tempo, tornou-se vilão por causar o pênalti sobre Patric e dar o empate ao Sport após o gol convertido por Thiago Neves. Aos 52, no entanto, ele invadiu a área do Rubro-negro e garantiu a vitória do Atlético-MG por 3 a 2.

Sport perde... mas comemora permanência

Apesar da derrota, o Rubro-negro tem motivos para comemorar. Isso porque a equipe está garantida na Série A 2021 depois do Vasco, que abre a zona de rebaixamento com 38 pontos, empatar com o Corinthians, neste domingo. O resultado assegura a permanência do Leão na elite nacional, e terminou rendendo um banho de champanhe sobre o treinador rubro-negro.

Primeiro tempo

O Atlético-MG começou dominando as movimentações, tanto que na primeira tentativa de finalização abriu o placar. Arana mandou de fora da área, Luan Polli deu o rebote e Jair aproveitou para marcar: 1 a 0. O Sport apareceu com perigo pela primeira vez aos 12 minutos, com um chute de Patric, que passou perto da trave... mas foi para fora. Depois disso, o Rubro-negro avançou e começou a equilibrar as chances criadas. Até que, aos 32, Dalberto empatou para o Leão aproveitando um cruzamento de Júnior Tavares. O confronto seguiu movimento na Ilha do Retiro, mas sem mudanças no placar até o fim da primeira etapa. Os times saíram para o intervalo empatados em 1 a 1.

Segundo tempo

O Sport voltou com mudança para crescer na segunda etapa, mas o Atlético-MG que balançou as redes. Aos quatro minutos, Arana chutou com perigo e Rafael Thyere marcou contra, quando tentava interceptar. A frente no placar, a equipe visitante cresceu e construiu as melhores chances, aparecendo com Savarino mais de uma vez. A história mudou aos 38, quando o Leão ganhou um pênalti após checagem no VAR, porque Marrony acertou a mão no rosto de Patric na área. A marcação gerou a revolta de Sampaoli, que terminou sendo expulso. Com a bola na marca da penalidade... Thiago Neves marca e empata novamente para o Leão. Só que não parou por aí. No apagar das luzes, aos 52 minutos, o Atlético-MG marcou com Marrony e decretou a vitória por 3 a 2.

https://globoesporte.globo.com/pe/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/21-02-2021/sport-atletico-mg.ghtml