Fortaleza precisa vencer o Bahia para permanecer na Séria A do Brasileirão

Técnico do Fortaleza não possui nenhum desfalque por suspensão ou lesão para pegar o Bahia

Legenda: As duas equipes se enfrentaram na última rodada do Brasileirão 2020, e o Fortaleza venceu por 2 a 1 - Foto: Camila Lima / SVM

Fortaleza x Bahia: o que está em jogo, onde assistir e prováveis escalações

Escrito por André Almeida

Se vencer, Tricolor do Pici assegura manutenção por mais um ano no Brasileirão sem depender de nenhum outro resultado. Em caso de empate ou derrota, terá que "secar" Vasco e Goiás, no complemento da rodada

Chegou o momento de maior decisão para o Fortaleza no Campeonato Brasileiro. Após ganhar conforto pelas recentes vitórias nos confrontos diretos, o Tricolor do Pici tem hoje, contra o Bahia, o jogo mais importante da temporada. Sem depender de nenhum outro resultado, precisa somente vencer o time baiano, às 21 horas, na Arena Castelão, para garantir a permanência na Série A por mais uma temporada.

A "preliminar" foi vencida. Nesta sexta-feira (19), o Governo do Estado liberou a realização dos jogos do Ceará e do Fortaleza, na Arena Castelão, nos horários previamente agendados no Brasileirão, não havendo necessidade de nenhuma alteração.

Análise da Partida

"Por serem fechados para o público, com o respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, os dois jogos finais do Campeonato Brasileiro, no sábado (20) e na quinta (25) poderão ser realizados no Estádio Castelão, em Fortaleza, nos horários previamente agendados", explicou a nota do Governo.

Cenários pela permanência

Para não depender de nenhum outro resultado, o Fortaleza precisa vencer para assegurar a permanência. Porém, o objetivo pode ser alcançado mesmo com empate ou até mesmo derrota. Para isso, precisará "secar" dois adversários.

Em caso de igualdade contra o Bahia, o Fortaleza terá a manutenção garantida com empate ou derrota do Vasco contra o Corinthians, às 16 horas, além de empate ou derrota do Goiás contra o Bragantino, às 20h30min.

Caso o Fortaleza perca o jogo hoje, ainda assim terá chances de sacramentar a vaga na Série A de 2021, em caso de derrota do Vasco combinado com empate ou derrota do Goiás.

Força total

O técnico Enderson Moreira não possui nenhum desfalque por suspensão ou lesão. Ao contrário disso, conta com todo o elenco à disposição, inclusive com dois retornos importantes.

O volante Juninho, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo contra o Palmeiras, e o meia Luiz Henrique, que ficou fora da partida por conta de lesão muscular, retornam ao time titular.

"A gente espera enfrentar um adversário difícil. O elenco do Bahia é um elenco muito qualificado, tem grandes jogadores e jogadores decisivos. Independentemente da situação que eles vivem, temos que olhar esse jogo de uma ótica diferente. Para a gente é uma final de campeonato. Vamos estar em casa e temos que nos impor", disse o volante Juninho.

Adversário perigoso

Atualmente na 16ª colocação, com 36 pontos, o Bahia também luta contra o rebaixamento e é um adversário bastante perigoso. Assim como o Fortaleza, encara a partida como uma verdadeira final.

"Aqui, nós estamos muito concentrados. Tivemos um bom início de semana, dosando a sobrecarga. A gente está tendo cuidado necessário, tentando trazer jogadores que ficaram muito tempo sem treinar. Muitos se recuperando de pós-covid. E outros na batida de muitos jogos sucessivos. Então, estamos tentando direcionar trabalho para individualidades e pensando nesse jogo", destacou o técnico Dado Cavalcanti.

O treinador terá retornos importantes para a partida, como o goleiro Douglas Friedrich e os atacantes Thiago e Gilberto. Por outro lado, o goleiro Mateus Claus está fora por lesão.

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/jogada/fortaleza-x-bahia-o-que-esta-em-jogo-onde-assistir-e-provaveis-escalacoes-1.3049600