COPA DO MUNDO: Infraero corre para entregar Galeão reformado até a Copa de 2014

Aeroporto do Rio vai atender 44 milhões de passageiros por ano.

A Infraero corre para etregar as obras do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, Rio de Janeiro até a Copa de 2014, como mostrou  RJ TV 2º edição deste sábado (20). Segundo o superintendente regional da Infraero do Rio, Habib Ferreira Júnior, os dois terminais serão renovados até dezembro de 2013.

O galeão completou 35 anos, mas olhando de perto parece bem mais. Tem elevadores quebrados, escadas rolantes paradas e muitas outras queixas de quem passa sempre por lá.

O Galeão não está entre os aeroportos que serão privatizados até 2014, mas a Infraero - empresa que administra o terminal - promete que o passageiro não vai ter do que reclamar quando as reformas estiverem prontas.

“Todas as esteiras, todas as escadas rolantes e todos os elevadores serão trocados. Todos já estão licitados e em fase de troca”, declarou ele.

Com as mudanças, a capacidade do aeroporto vai passar de 14 para 44 milhões de passageiros por ano. O que atenderia às necessidades durante a Copa e as Olimpíadas, de 2016 segundo a Infraero.

Para o professor Elton Fernandes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que estuda a situação dos aeroportos, o problema do Galeão é de gestão e não de espaço.

“Eu sempre brinco que há uma mão invisível que não deixa administrar bem o aeroporto. É uma coisa histórica, porque o aeroporto sempre esteve nessa condição confortável em termos de capacidade, tanto de terminal de passageiros, quanto de pista de pátio, que são os elementos que fazem com que haja transtornos tanto para as empresas aéreas quanto para os passageiros”, analisou.