Grêmio só empata e perde chance de assumir a vice-liderança
Tricolor gaúcho bem que tentou, mas não passou pelo goleiro Vanderlei e deixou o Olímpico sob vaias; Coritiba soma ponto importante
LANCEPRESS! - Porto Alegre (RS)
O Grêmio desperdiçou uma grande oportunidade de assumir, mesmo que momentaneamente, a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Na noite desta sábado, o Tricolor gaúcho não passou de um empate em 0 a 0 diante do Coritiba, no Olímpico, em duelo válido pela 32ª rodada da competição. Foi a sétima igualdade da equipe gaúcha no returno do Brasileiro.
Com o resultado, o Grêmio, que não perde há nove jogos, foi aos 59 pontos, segue em terceiro - o Atlético-MG soma 60 - e vê o São Paulo, com 55, muito próximo - os dois rivais entram em campo neste domingo. Já o Coxa chega ao sexto jogo seguido sem derrotas e passa a somar 42 pontos na décima posição.
PRÓXIMOS JOGOS
O Grêmio volta a atuar no Campeonato Brasileiro no próximo dia 27, quando visitará o Bahia, no Pituaçu, às 18h30. Antes, o Tricolor gaúcho recebe, na quarta-feira, o Barcelona de Guayaquil (EQU), no segundo jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
O JOGO
Na prática, apenas um time entrou em campo no primeiro tempo: o Grêmio. Cientes da necessidade de uma vitória para buscarem a vice-liderança do Brasileirão e se garantirem na fase de grupos Libertadores de 2013, os comandados de Vanderlei Luxemburgo tomaram para si as rédeas do jogo desde o apito incial do árbitro Paulo Henrique Godoy Bezerra. Para se ter uma ideia, a equipe gaúcha teve 62% de posse de bola e dez finalizações (quatro certas), contra apenas um arremate do rival - os números são da parceria LANCE!/FOOTSTATS.
Encurralando o Coritiba em seu campo de defesa, o Grêmio, contando com a inspiração do veterano Zé Roberto, pressionou o Alviverde paranaense, criou ótimas oportunidades de gols, mas desperdiçou todas elas. Kleber, Leandro e Zé Roberto levaram o torcedor presente no Olímpico e o técnico Vanderlei Luxemburgo à loucura. Leandro, por exemplo, finalizou quatro vezes, mas não conseguiu vencer Vanderlei.
Refém da velocidade de Rafinha e Everton Ribeiro, o Coxa até que tentou algo de diferente, mas não foi feliz. O goleiro gremista Marcelo Grohe foi exigido apenas uma vez nos primeiros 45 minutos e Marcel fez a torcida alviverde sentir muita saudade de Deivid, que teve de cumprir suspensão automática.
SEGUNDO TEMPO
O Coritiba até assustou logo com um minuto - Vinícius finalizou com muito perigo à esquerda de Marcelo Grohe -, mas o Grêmio, aos poucos, foi assumindo o controle do jogo novamente. No entanto, a exemplo do primeiro tempo, pecou na hora de concluir.
Luxa resolveu arriscar. Sacou Fernando, seu único volante de origem, e promoveu a entrada de Bertoglio, xodó da torcida. Minutos depois, Leandro, que tanto desperdiçou chances de gol, deu lugar para André Lima, que perderia grande oportunidade logo depois.
O Coxa, com Marcel, teve a chance da vitória aos 47 minutos, mas ele também não aproveitou. Mesmo tendo pressionado, o Grêmio não levou os três pontos. Méritos para o Coritiba, que segue se afastando da zona do rebaixamento e, neste sábado, fez o Grêmio deixar o Olímpico sob vaias.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 0 CORITIBA
Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 20/10/2012 – 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Renda/Público: R$ 511.306,50/20.676 pagantes.
Cartões amarelos: Zé Roberto e Bertoglio (GRE); Vinícius, Chico e Dennis Neves (CTB)
Cartões vermelhos: Não houve.
Gols: –
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Pará, Werley, Gilberto Silva e Julio Cesar (Tony, 22'/2ºT); Fernando (Bertoglio, 21'/2ºT), Souza, Elano e Zé Roberto; Leandro (André Lima, 26'/2ºT) e Kleber – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
CORITIBA: Vanderlei, Victor Ferraz, Luccas Claro, Cleiton, (Chico, 7'/2ºT) e Dênis Neves; Willian, Gil, Vinícius (Junior Urso, 26'/2ºT), Rafinha (Roberto, 40'/2°T) e Everton Ribeiro; Marcel – Técnico: Marquinhos Santos.
Comentários