Cuiabá perde para o Sampaio, mas empate entre CSA e Brasil-RS, garante acesso inédito à Série A

Pela primeira vez o Cuiabá irá disputar a Série A do Brasileirão

Rafael Gava e Lucas Ramon (Foto: AssCom Dourado)

Jackson, Léo Costa e Dione marcam na vitória da Bolívia Querida, mas não apagam o brilho da conquista histórica para o Dourado, que descontou com Felipe Ferreira

Momentos antes de entrar em campo, o Cuiabá teve o acesso à Série A confirmado após ser beneficiado pelo empate em 1 a 1 entre CSA e Brasil de Pelotas, em Maceió. Algo inédito para o clube mato-grossense. Mas em meio a noite de comemorações, tinha o confronto contra o Sampaio Corrêa, pela 37ª rodada, a penúltima, da Série B do Brasileiro, na Arena Pantanal. No fim dos 90 minutos, o Dourado acabou derrotado por 3 a 1 pela Bolívia Querida, que não tem mais chances matemáticas de brigar pela última vaga para a elite do futebol brasileiro.

"A gente tem comemorar muito. São 35 anos sem um time de Mato Grosso na elite do futebol brasileiro. É algo muito importante. Os jogadores estão de parabéns pela conquista, entraram para a história do clube. É normal o relaxamento, a desconcentração, ficamos sabendo do acesso momentos antes de entrar em campo. Mas nada disso apaga o brilho do trabalho e da conquista. Missão cumprida, agora é hora de colocar tudo para fora. Temos que compartilhar essa conquista, pois nos entregamos de corpo e alma. Temos que bater no peito, estamos na primeira divisão!" - disse o treinador.

Primeiro tempo

Parecia que a notícia do acesso não afetaria o Cuiabá dentro de campo. Mas isso não durou nem todo o primeiro tempo. O sinal de alerta para o Dourado veio logo aos 3 minutos, quando Marcinho levantou bola na área e Daniel Felipe apareceu como elemento surpresa para cabecear como manda o manual. Bola toca no chão e sobem, assustando João Carlos. Aos 21, o Cuiabá chegou pela primeira vez Felipe Marques ganhar na corrida, invade a grande área e cruza para trás para Marcinho, que finaliza para fora. Mas no fim, aos 41 e 45, Jackson e Léo Costa, aproveitaram o momento de desatençao da defesa cuiabanista e abriram o placar. 

Segundo tempo

Na etapa final, o Cuiabá voltou mais ligado. E, logo no primeiro lance de ataque Elton foi derrubado Mota dentro da área, pênalti para o Dourado. Ele mesmo cobrou, mas Mota se redimiu e fez grande defesa. Allan Aal descontente com a atuação do time, fez as cinco mudanças. Elas até surtiram efeito. Aos 32, Matheus Barbosa encontrou Felipe Ferreira na boa. O atacante limpou o marcador, e da entrada da área chutou forte para diminuir o placar. Depois disso, Yago teve mais duas chances claras de empatar o jogo, mas desperdiçou. No último lance do jogo veio o castigo. Dione dominou na entrada da área, e com estilo deu tapa no canto direito, deslocando João Carlos para defiinir a vitória da Bolívia Querida.

Douradão da elite!

Pela primeira vez o Cuiabá irá disputar a Série A do Brasileirão! O clube fundado em 2001, por Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho, ex-atacante do Flamengo, coloca novamente, após 35 anos, Mato Grosso no posto mais desejado do futebol brasileiro. Esse é segundo acesso do Auriverde no período de três anos - subiu em 2018 da Série C para a Ségundona.

Próximos compromissos

Cuiabá e Sampaio voltam a campo para cumprirem tabela na 37ª rodada, a última da Série B do Campeonato Brasileiro. O Dourado, já classificado para a Série A, encerra a participação na Segundona na próxima sexta-feira, contra o CRB, às 21h30 (de Brasília), no Rei Pelé, em Maceió. Mas antes, na próxima segunda-feira, 25 de janeiro, o Dourado inicia sua trajetória em busca do tricampeonato da Copa Verde, às 21h (também de Brasília), contra a Aparecidense-GO, na Arena Pantanal.

Já a Bolívia Querida fecha a Segundona contra o rebaixado Oeste, às 21h30 (de Brasília), no Castelão, em São Luís.

https://globoesporte.globo.com/mt/futebol/brasileirao-serie-b/jogo/22-01-2021/cuiaba-sampaio-correia.ghtml