Cruzeiro vence o Operário, se garante na Série B e complica acesso do adversário

Cruzeiro, enfim, está livre do risco de queda.

Gol do Cruzeiro! Zagueiro vacila, Rafael Sobis da chapéu no goleiro e marca, aos 31 do 1T

Faltando dois jogos para o fim da competição, time mineiro chega aos 47 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelo Figueirense, que abre o Z-4; Fantasma fica a cinco pontos do G4 

Resumão

Depois de brigar praticamente por toda a Série B contra o rebaixamento, o Cruzeiro, enfim, está livre do risco de queda. O respiro veio com a vitória por 2 a 1 sobre o Operário-PR, na noite desta quarta-feira, no Independência, pela 36ª rodada da competição. O resultado complica – e muito – a briga paranaense pelo acesso à elite.

Cruzeiro 2 x 1 Operário-PR pela Série B do Campeonato Brasileiro

Tabela

Com o resultado em Belo Horizonte, o Cruzeiro chegou aos 47 pontos e, faltando seis em disputa, não pode mais ser ultrapassado pelo Figueirense, que abre o Z-4, com 39. O Operário perdeu a chance de encostar no grupo de acesso à Série A e, com a derrota, fica em 9º, com 51 pontos, a cinco do CSA, 4º.

Primeiro tempo

Foi de domínio quase absoluto do Operário, que assustou Fábio em arremates de Rafael Oller, Marcelo e Ricardo Bueno. O Cruzeiro encontrava dificuldades para criar jogadas e também para anular o time paranaense. Até que a zaga visitante falha em um corte de cabeça de Manoel, a bola sobra para Rafael Sobis, que dá um chapéu no goleiro e abre o placar, aos 31 minutos. A partir de então, o Cruzeiro controlou mais as ações, mas não o suficiente para incomodar efetivamente o goleiro Martín Rodríguez.

Artilheiro de volta

Principal nome do Cruzeiro nesta Série B, Rafael Sobis voltou a marcar depois de mais de um mês de jejum. A última bola na rede anotada por ele havia sido dia 15 de dezembro, no empate por 1 a 1 com o CSA, pela 29ª rodada. Até o jogo contra Operário, ele atuou em cinco sem marcar. Foi o sexto gol dele na Série B, se isolando novamente como o artilheiro do Cruzeiro na competição.

Segundo tempo

A etapa final começou como terminou a primeira, com o Cruzeiro buscando mais o jogo. Logo no primeiro lance, William Pottker obrigou Martín a fazer boa defesa. Mas, aos nove minutos, em chute de fora da área, Ricardo Bueno empatou para o Operário. Três minutos depois, Pedro Ken virou a partida para o time paraense, mas o árbitro anulou, pegando falta do meia em Filipe Machado. O Operário cresceu e voltou a assustar em descidas de Rafael Oller, mas foi o Cruzeiro quem chegou ao segundo gol, com lançamento de Manoel e gol de William Pottker. Ricardo Bueno e Marcelo ainda assustaram Fábio, mas a vantagem mineira foi mantida até o apito final.

Gol do Cruzeiro! Manoel lança, William Pottker ganha da defesa e marca, aos 30 do 2T

Polêmica e confusão

Aos 12 minutos do segundo tempo, muita reclamação por parte do Operário. Pedro Ken recebeu cruzamento e cabeceou para as redes, para o que seria a virada no Independência. Mas o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, da Paraíba, marcou falta de Ken em Filipe Machado, gerando revolta. Na Central do Apito, Paulo César de Oliveira, considerou que o gol foi mal anulado. Na visão do ex-árbitro, o que houve na área foi uma disputa natural por espaço. Por reclamação, Jean Carlo levou amarelo, e Jorge Jiménez, no banco, foi expulso. Depois da partida, jogadores e integrantes da comissão técnica e da direção cercaram a equipe de arbitragem no campo, e os seguranças precisaram agir.

Agenda

Os próximos compromissos de Cruzeiro e Operário serão pela 37ª rodada da Série B. No domingo, às 16h (de Brasília), o time mineiro recebe o Náutico no Independência. Segunda-feira, às 17h, os paranaenses visitam a Chapecoense na Arena Condá.

https://globoesporte.globo.com/mg/futebol/brasileirao-serie-b/jogo/20-01-2021/cruzeiro-operario-pr.ghtml