Sport marca com Thiago Neves, vence Fortaleza e ultrapassa rival na luta contra o Z-4

Com a derrota o Fortaleza cai para a 15a colocação da classificação

Thiago Neves comemora gol do Sport sobre o Fortaleza (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

Rubro-negro sofre pressão após abrir o placar, vê Leão do Pici ter gol de Éderson anulado por impedimento após checagem no VAR, mas segura resultado; equipe sobe para 14º e deixa rival em 15º

A estreia de Sport e Fortaleza em 2021 aconteceu em clima de decisão. Afinal, apesar do ano novo, o Brasileirão é antigo (de 2020)... e ambos brigam para se afastar da zona de rebaixamento. Na Ilha do Retiro, os donos da casa saíram com a melhor. O Rubro-negro marcou com Thiago Neves, aos nove minutos, e ainda viu o Leão do Pici ter um gol de Éderson anulado pelo VAR, mas terminou com a vitória por 1 a 0.

Sport 1 x 0 Fortaleza pela 28ª rodada do Brasileirão

Classificação

O Sport sobe uma posição e ultrapassa o Fortaleza - ficando em 14º colocado, com 32 pontos, abrindo quatro da zona de rebaixamento. O Fortaleza, por sua vez, cai para 15º e está com 31 pontos. O Vasco (primeira equipe no Z-4) ainda joga na quinta-feira, contra o Atlético-GO.

Próximos jogos

O Sport recebe o Palmeiras, às 19h do sábado, na Ilha do Retiro. Enquanto o Fortaleza enfrenta o Grêmio, às 21h do mesmo dia, no Castelão. As partidas serão válidas pela 29ª rodada do Brasileirão.

Garantiu a vitória

Thiago Neves voltou a marcar pelo Sport após duas partidas em branco. Escalado em 201.500 times no Cartola, o meia aproveitou um cruzamento de Marquinhos e mandou no canto de Felipe Alves para abrir o placar pelo Leão. 

A estrela de Éderson (quase) brilhou na Ilha do Retiro. O atacante balançou as redes no primeiro toque na bola, minutos após sair do banco de reservas, aos 22 da segunda etapa, mas o gol foi anulado por impedimento após consulta ao VAR.

Não valeu! Éderson manda para dentro do gol, mas o VAR assinala o impedimento, aos 22 do 2º

Primeiro tempo

Sport e Fortaleza começaram em ritmo morno, com muita troca de passes e nenhuma finalização. Mas não demorou até a história mudar. Aos nove minutos, Thiago Neves aproveitou um cruzamento de Marquinhos e mandou no canto de Felipe Alves para abrir o placar. A frente no marcador, o Rubro-negro recuou e passou a ceder a posse de bola ao Leão do Pici. Ainda viu os visitantes chegarem em pelo menos três chances perigosas - com Gabriel Dias aos 24 e aos 26, e depois Osvaldo, aos 37 -, e teve duas chances de contra-ataque, mas o placar não mudou. As equipes saíram para o intervalo com o Sport vencendo por 1 a 0.

Segundo tempo

Os times voltaram sem mudanças na escalação e na postura. Tanto que - em 20 minutos na segunda etapa - o Leão do Pici tinha 11 finalizações contra quatro do Leão da Ilha. Aos 22 minutos, as tentativas do Fortaleza (quase) se concretizaram, quando Éderson balançou as redes... só que o gol foi anulado por impedimento após consulta ao VAR. Depois disso, a melhor chance da partida saiu em um cruzamento de Patric para cabeceio de Brocador, pelo Sport, aos 38 minutos, mas a bola saiu por cima do gol. O confronto ainda seguiu com seis minutos de acréscimos, mas sem mudanças no placar: 1 a 0 para o Rubro-negro.

https://globoesporte.globo.com/pe/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/06-01-2021/sport-fortaleza.ghtml