Famoso alpinista italiano se desequilibra e morre em escalada na Sardenha

O acidente foi visto por turistas que estavam a bordo de um barco nas proximidades.

Giuliano Stenghel em escalada — Foto: arquivo pessoal

Considerado um acrobata da escalada, Giuliano Stenghel era instrutor de montanhismo desde 1978 e abriu mais de 200 trilhas

Por Redação do ge — Sardenha, Itália

Considerado um acrobata da escalada, o alpinista Giuliano Stenghel, mais conhecido como “Sten”, morreu nesta sexta-feira em uma ilha na região da Sardenha. Stenghel, de 67 anos, não resistiu aos ferimentos após se desequilibrar e cair da montanha mais alta de Tavolara.

Segundo as autoridades, Stenghel bateu violentamente contra as rochas durante a queda. O acidente foi visto por turistas que estavam a bordo de um barco nas proximidades. O alpinista foi levado até o porto de Olbia, onde os socorristas até tentaram reanimá-lo, mas Stenghel não resistiu aos ferimentos.

Para os entusiastas do montanhismo, a morte de Stenghel é uma grande perda para o esporte, já que ele era considerado um dos mais experientes alpinistas do mundo. Sten era instrutor nacional de montanhismo desde 1978, ele se orgulhava da abertura de 200 trilhas e várias primeiras subidas solo.

Viveu em Villa Lagarina com a esposa Nicoletta e as filhas Chiara e Martina.

https://globoesporte.globo.com/radicais/escalada/noticia/famoso-alpinista-italiano-se-desequilibra-e-morre-em-escalada-na-sardenha.ghtml