Por unanimidade, clubes decidem por sede única para conclusão da Copa do Nordeste

A Liga também pede à CBF que ela avise do retorno com antecedência de no mínimo 15 dias.

Orelhuda, a taça da Copa do Nordeste (Foto: Divulgação/CBF)

Sugestão de formato será levado para a CBF, que vai decidir se isso vai acontecer e também vai escolher a sede. Pernambuco, Bahia e Ceará são favoritos

Por

GERSON BARBOSA

Após reunião online realizada no fim da manhã desta terça-feira, 16, os clubes que disputam a Copa do Nordeste votaram com unanimidade para a continuação da competição em uma sede única. A Liga do Nordeste deve formalizar a sugestão à Confederação Brasileira de Futebol, que é quem vai decidir se isso vai acontecer.

A CBF também fica a cargo de formalizar a parte de datas e também vai escolher a sede que vai receber os jogos da última rodada da fase de grupos, mais o mata-mata - mas há confiança das agremiações que a instituição acatará o pedido. Ao Esportes O POVO, Eduardo Rocha, presidente da Liga do NE, explicou que não dará sugestões de locais para a entidade, mas há uma exigência que a cidade escolhida abrigue no mínimo seis Centros de Treinamentos.

Federação local e também clubes terão que buscar mais CTs para serem utilizados. Não foi descartada a possibilidade de dois ou mais agremiações treinaram num mesmo local em horários diferentes, seguindo um protocolo.

Bahia, Pernambuco e Ceará são as favoritas, segundo apuração do Esportes O POVO. As capitais desses estados atendem os pedidos da Liga do NE.

A Liga também pede à CBF que ela avise do retorno com antecedência de no mínimo 15 dias. A ideia é dar tempo para os clubes que não estão treinando poderem se preparar para o retorno. A organização também promete arcar com hospedagem e alimentação dos afiliados, além de preparar treinamentos na sede escolhida para equipes que não possam treinar nas suas cidades.

Quanto ao protocolo de segurança sanitária, Eduardo Rocha conta ao Esportes O POVO que deve ser utilizado o que foi criado pela CBF, "afinal é uma competição chancelada pela entidade". A Liga do Nordeste, porém, vai arcar com testes do novo coronavírus para os clubes em uma quantidade limite que ainda será definida.

Por fim, o Esportes O POVO apurou que o regulamento da Copa do Nordeste será mantido, ou seja, a final vai ser disputada em dois jogos, mesmo que haja um time da sede na decisão. A última rodada da fase de grupos também será realizada no local escolhido. Os motivos passam pela segurança, poder maior de controle da Covid-19, facilidade na logística, rapidez na conclusão do certame, além de evitar viagens para os clubes.

https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/2020/06/16/por-unanimidade--clubes-decidem-por-sede-unica-para-conclusao-da-copa-do-nordeste.html