Ferrari apoia adiamento da implantação das novas regras da Fórmula 1 para 2022

Chefe Mattia Binotto diz que equipe italiana ajudará FIA a superar crise devido à pandemia de coronavírus; dirigente revela que já há negociações com Vettel para renovação

Sebastian Vettel nos testes de pré-temporada, em Barcelona — Foto: Ferrari

Por GloboEsporte.com — Maranello, Itália

Chefe da Ferrari, Mattia Binotto revelou ao site oficial da Fórmula 1 que a equipe italiana apoia a intenção de adiar a implantação do novo regulamento técnico da categoria para a temporada 2022, um ano após o previsto. Com a crise devido à pandemia de coronavírus, as equipes temem um aumento exponencial de gastos e, com isso, não poderiam desenvolver a contento os novos carros.

- Teremos uma videoconferência com todas as outras equipes, F1 e FIA para discutir a situação e o impacto que ela tem não apenas nesta temporada, mas também na próxima. Precisamos avaliar cuidadosamente todos os aspectos e ver se não é realmente o caso de adiar a introdução das novas regras técnicas de 2021. De qualquer forma, a Ferrari está pronta para assumir a responsabilidade por uma escolha que deve ser feita no interesse final desse esporte; certamente não é o momento do egoísmo e da tática - garantiu Binotto.

Binotto também aprovou a medida de antecipação das férias das equipes para este mês em vez de agosto - as fábricas ficarão fechadas por 21 dias a partir deste mês até abril e não mais por 14 dias daqui a quatro meses, o que possibilitaria a remarcação das corridas adiadas pelo coronavírus.

- Há muitas restrições aplicadas para minimizar os riscos de contágio e isso está afetando nossa capacidade de desenvolvimento. Agora tudo está obviamente pendente. Antes da parada, tentamos recalibrar os programas de desenvolvimento com base em várias hipóteses de calendário, mas, obviamente, devemos aguardar a evolução da disseminação do coronavírus no mundo e seus efeitos na retomada das atividades. Somente quando tivermos uma imagem mais precisa, poderemos entender o que poderemos trazer para a pista no primeiro grande prêmio da temporada. De nossa parte, estamos prontos para apoiar a F1 e a FIA nesta fase delicada.

Renovação de Vettel em discussão

O chefe da Ferrari também revelou que já iniciou as conversas para a renovação do contrato do tetracampeão mundial Sebastian Vettel. Enquanto seu companheiro Charles Leclerc tem compromisso de longo prazo com o time, o alemão só tem contrato até o fim deste ano.

- Começamos a discutir um novo acordo. É importante abordarmos isso em breve. Não é algo que deixaremos até o fim da temporada. É importante para ele e para nós mesmos ter clareza o mais rapidamente possível. Ele está em muito boa forma. Penso que ele está focado. Ele sabe que precisa ir bem. É um momento chave de sua carreira, porque tudo o que ele pode fazer no início da temporada será importante para sua renovação. Está nas mãos dele. Então eu acho que ele está muito motivado. O ano passado foi importante para ele. A performance de Charles o pegou de surpresa - comentou.

Binotto disse ainda que os entreveros entre Vettel e Leclerc em 2019 serviram de aprendizado para ambos e, embora diga que os dois possam disputar posições na pista, deixou claro que a Ferrari vai intervir caso haja riscos para a equipe nessas brigas:

- Eles são dois caras espertos e inteligentes, estão se conhecendo melhor. O que aconteceu no ano passado, não apenas no Brasil, mas também na Rússia, quando tentamos gerenciar as ordens de equipe. Essas situações nos deram a oportunidade de discutir e quando você discute de maneira transparente, você se conhece melhor. Penso que construímos mais confiança entre nós como equipe, entre os pilotos, e isso será útil em 2020.

Por fim, o dirigente comentou sobre o novo modelo SF1000, que teve uma mudança radical de conceito para ser mais veloz nas curvas e nem tanto nas retas, o contrário do que acontecia no SF70 do ano passado, que tinha uma velocidade final elevada mas não era tão eficiente nas curvas.

- Os carros que trouxemos para Melbourne são os que terminaram os testes, então não esperamos atualizações que mudarão nossa competitividade relativa em comparação com eles (Mercedes e RBR). Analisamos os dados, não acho que haja algo errado em termos de correlação. Essa é a verdadeira performance do carro. Onde será comparado aos outros? Barcelona está sempre testando, você precisa esperar pelas três primeiras corridas para entender onde está. É importante para nós, como equipe, continuar progredindo, ter sólidos finais de semana de corrida, do ponto de vista da equipe, do piloto e da confiabilidade - finalizou. 

https://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/ferrari-apoia-adiamento-da-implantacao-das-novas-regras-da-formula-1-para-2022.ghtml