Primeiro-ministro do Japão confia que país vai sediar Olimpíadas "como planejado"
Em coletiva, Shinzo Abe disse que espera ver Jogos transcorrerem sem problemas e citou que tema de adiamento não foi citado em conversa por telefone com Donald Trump
Shinzo Abe acredita que Japão vai conseguir realizar Olimpíadas normalmente — Foto: Issei Kato/Reuters
Por Globoesporte.com — Tóquio, Japão
Apesar da grande quantidade de eventos esportivos cancelados mundialmente por causa do coronavírus, a expectativa do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe é de que as Olimpíadas ocorram sem muitos problemas. Em entrevista coletiva, Abe disse que espera avanços em relação à pandemia.
- Nós vamos superar a propagação da infecção e sediar os Jogos Olímpicos sem problemas, como planejado - disse Abe.
As Olimpíadas começam no dia 24 de julho, daqui a pouco mais de quatro meses. E nem o adiamento passa pela cabeça de Abe. Aliás, o primeiro-ministro do Japão disse que o tema sequer foi citado em conversa por telefone com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.
Em fevereiro, Shinzo Abe afirmou que o país agiria em conjunto com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir que os esforços para a realização das Olimpíadas proseguisse de maneira "firme".
Abe acredita que o Japão tem uma taxa de infecção pelo coronavírus relativamente baixa e que não houve uma explosão no número de casos. Além disso, não vê a necessidade de declarar emergência nacional por causa do vírus.
Apesar do otimismo do primeiro-ministro do Japão, as Olimpíadas vem sofrendo impacto por causa do coronavírus, especialmente no caso dos eventos de qualificação de várias modaliades. O revezamento da tocha, na Grécia, foi cancelado por causa da pandemia.





Comentários