Ouro de 84 é escolhido maior momento olímpico do Brasil

O ouro de Joaquim recebeu três votos em dez possíveis. Robert Scheidt, Vanderlei Cordeiro de Lima e Jackie Silva apontaram o momento como o mais especial em todos os tempos.

O ouro de Joaquim recebeu três votos em dez possíveis (globoesporte)

O COLISEU DE JOAQUIM

O colegiado de dez lendas olímpicas do país, reunido a convite do GloboEsporte.com e do Esporte Espetacular, elegeu o triunfo de Joaquim Cruz nos 800m nos Jogos de Los Angeles 1984 como o maior momento do Brasil em cem anos de participações em Olimpíadas. O ouro de Joaquim recebeu três votos em dez possíveis. Robert Scheidt, Vanderlei Cordeiro de Lima e Jackie Silva apontaram o momento como o mais especial em todos os tempos. 

Na segunda posição ficaram o ouro da própria Jackie Silva ao lado de Sandra Pires no vôlei de praia feminino em Atlanta 1996 - indicações foram feitas por Hortência e Cesar Cielo - e a superação de Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona em Atenas 2004 - indicados por Bernardinho e Serginho. A histórica medalha do maratonista, aliás, ganhou a preferência do público com 40% dos votos na enquete do GloboEsporte.com - em segundo lugar, o ouro olímpico de Cesar Cielo.

A poucos meses dos Jogos de Tóquio, o GloboEsporte.com publica a série Os Maiorais, feita em parceria com o Esporte Espetacular. Nela, um super júri de dez lendas olímpicas nacionais escolhem os grandes destaques do maior evento esportivo do planeta.

Hortência, Cesar Cielo, Arthur Zanetti, Bernardinho, Maurren Maggi, Serginho, Marta, Robert Scheidt, Vanderlei Cordeiro e Jackie Silva aceitaram o desafio e vão eleger os maiorais em quatro categorias.

Agora, você também está convidado a participar e, a partir deste domingo, pode deixar seu voto para selecionar o maior momento olímpico internacional de todos os tempos. O resultado será divulgado no próximo domingo, no Esporte Espetacular. O colegiado e o público ainda vão ajudar a escolher o maior atleta olímpico estrangeiro de todos os tempos e o maior atleta olímpico brasileiro. 

Joaquim Cruz vence votação no Esporte Espetacular - Getty Images

Em 6 de agosto de 1984, então aos 21 anos, Joaquim Cruz superou favoritos e triunfou nos 800m diante de um Coliseu de Los Angeles completamente lotado. Em segundo lugar ficou o britânico Sebastian Coe e, em terceiro, o norte-americano Earl Jones. O brasileiro ainda bateu o recorde olímpico da prova, com 1min43s00. Foi, simplesmente, a primeira medalha de ouro do país em uma prova de pista do atletismo na história da Olimpíada.

- Para mim, o maior momento do Brasil foi a vitória do Joaquim Cruz nos Jogos de 1984. Eu assisti pela televisão e ver o Joaquim ganhando da maneira como ele ganhou, fazendo a volta no estádio olímpico com a bandeira do Brasil, me inspirou muito, me fez criar esse sonho de um dia estar em uma Olimpíada e conquistar uma medalha de ouro - disse Scheidt ao justificar seu voto.

Outro ícone olímpico brasileiro e vencedor da votação popular, Vanderlei Cordeiro de Lima também ressaltou a importância do triunfo de Joaquim Cruz em seu próprio processo de se tornar atleta.

- A maior inspiração que eu tive na minha carreira na minha vida para se tornar atleta olímpico. O feito do Joaquim Cruz. Sem dúvida nenhuma. Esse aí foi marcante para mim e para minha história, para minha vida. E eu acho que não só isso né, as marcas que Joaquim deixou no atletismo mundial. Não foram só duas medalhas olímpicas, mas sim todo o currículo que ele deixou no atletismo mundial - afirmou.

https://interativos.globoesporte.globo.com/olimpiadas/os-maiorais/materia/maiorais-momento-olimpico/