Para evitar pior sequência com Tite em um torneio, aposta é na Fiel torcida

Marcelo Braga
São Paulo (SP)

Ela não entra em campo, não calça chuteira, não obedece táticas e nem faz gols. Mas é na presença da torcida que o Corinthians aposta, nesta noite, às 21h, contra o Figueirense, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, para vencer a primeira no Brasileirão.

Com péssimo início de campeonato – em situação completamente diferente de 2011, quando iniciou o torneio com dez rodadas de invencibilidade – o Timão tenta marcar seus primeiros pontos após as derrotas para Fluminense, em casa, e Atlético-MG, em Belo Horizonte. 

Concentrado, o técnico Tite sabe que, mesmo se conquistar o título da Copa Santander Libertadores, superando o Santos nas semifinais e Boca Juniors (ARG) ou La U (CHI) na final, ainda terá pela frente um campeonato muito competitivo, em que terá de brigar pelo bi.

– O Brasileirão é equilibrado, temos essa noção, não fomos pegos de surpresa. Não queremos ser campeões da Libertadores e estar na zona do rebaixamento no outro.

O Brasileiro é a sétima competição de Tite pelo Corinthians desde que ele voltou ao Parque, em outubro de 2010. Com um título (Brasileirão-2011) e um vice (Paulistão-2011), nunca sofreu três derrotas consecutivas em uma mesma competição.

– Ninguém gosta de perder. Chegou a hora de estrearmos no campeonato – alerta Leandro Castán.

Com apenas um desfalque - Fábio Santos foi expulso contra o Galo -, a equipe confia na força extra dos torcedores. Por conta disso, elenco e comissão técnica solicitaram à diretoria a redução no preço dos ingressos, que são vendidos como meia-entrada para o todos (o desconto é de 80% para os clientes do Fiel Torcedor).

– Vai ser fundamental para nós. Quando a torcida aparece em maior número, nosso time fica diferente – lembra Castán.

EXEMPLOS DA FORÇA DA FIEL

 Timão  2x1  Flamengo
8/9/11  Mais uma virada da equipe de Tite no Brasileirão com ajuda da Fiel, que lotou o Pacaembu e vibrou com dois gols de Levezinho no fim.

Timão  2x1  Avaí
30/11/11  Mesmo com um jogador a menos e campo pesado, devido à chuva, equipe de Tite vira o placar e se aproxima do título. Fiel ajudou!

Timão  2x1  Atlético-MG
20/11/11  Atrás no placar, mas com o apoio da torcida. E veio a virada, com dois gols nos últimos minutos. O último marcado pelo Imperador.

Timão  2x1   Palmeiras
25/3/12  Na volta do intervalo, atrás do placar, a equipe de Tite buscou o resultado e, com ajuda da Fiel, fez o vira-vira. Triunfo no dérbi da capital.

Bate-Bola com Dentinho
Ex-atacante do Corinthians, hoje no Shakhtar Donetsk (UCR)

‘O grito entra na alma e no coração do jogador’

A diretoria abaixou o preço dos ingressos pelo apoio da Fiel. Vale perder dinheiro pela presença?
Com certeza, a Fiel faz a diferença, é uma torcida maravilhosa. Tenho muito orgulho de ter jogado no Corinthians e sei que, com casa cheia, é mais fácil de jogar. Eles vão apoiar, ainda mais nesse momento maravilhoso da equipe, que está na semifinal da Libertadores e tem tudo para ganhá-la. Mas tem de pensar no Brasileirão mesmo, para conseguir o máximo de títulos.

O que ela tem de especial?
O jeito que apoia o time. É o tempo todo, perdendo ou ganhando. Depois pode até vaiar, mas nos 90 minutos nunca vi xingando jogador, vaiando. Isso conta muito, se o time toma 1 a 0, a torcida segue gritando, dando moral para os jogadores. Aquilo entra na alma e no coração do jogador, que vai com tudo.

Em 2008, quando foi confirmada a volta à Série A, você foi festejar no meio da Fiel. Lembra da cena?
Foi um momento marcante na minha vida. Sabíamos que a torcida tinha sofrido muito quando caiu, o Corinthians não merecia estar ali. Na hora que nós subimos, eu e o Felipe (goleiro) falamos: “Vamos para a galera!” Fiquei lá, queriam minha chuteira, minha camisa (risos), foi um momento maravilhoso, que levo para a vida inteira.

Acha que se ganharem a Liberta, esse grupo vai para a Fiel também?
A torcida vai invadir o campo e fazer festa por muito tempo. É o título mais desejado. Eles farão de tudo para dar esse presente à Fiel.