Barcelona joga mal, mas consegue empate na Itália e fica tranquilo em confronto com Napoli

Na primeira vez de Messi em Nápoles, onde Maradona brilhou, italianos saem na frente com gol histórico de Mertens, e Griezmann garante 1 a 1 para time espanhol. Barça tem só uma finalização ao gol

Messi pisou pela primeira vez no San Paolo, onde Maradona reinou. E foi anulado pelo Napoli (Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters)

Resumão

Trocar mais de 800 passes, ter 64% de posse de bola e finalizar ao gol apenas uma vez é suficiente para gerar preocupações no Barcelona. Tudo isso ocorreu nesta terça, mas Messi e companhia não deixaram o San Paolo tão frustrado. O time de Quique Setién saiu atrás, mas conseguiu empate por 1 a 1 com o Napoli, em Nápoles, e decide em casa, no dia 18 de março, a classificação para as quartas. Mertens fez o gol para a equipe de Gattuso, e Griezmann empatou para o Barça.

QUAL A SITUAÇÃO?

Barcelona e Napoli voltam a se enfrentar no próximo dia 18 de março, no Camp Nou. Com o gol marcado fora de casa, um empate por 0 a 0 dá a vaga aos espanhóis. Um empate com dois ou mais gols para cada coloca os italianos nas quartas de final. Ambos seguem invictos na Liga dos Campeões. 

OS 90 MINUTOS

Uma palavra resume o primeiro tempo do Barcelona: ineficaz. O time teve quase 70% de posse de bola, trocou mais de 300 passes. Mas entrou na área do Napoli apenas três vezes. E teve uma finalização, com Messi, para fora. O Napoli se aproveitou. Armou duas linhas defensivas e apostou na transição rápida. Numa delas, Mertens recebeu pela esquerda e acertou um lindo chute: 1 a 0.

A bola de Mertens entra no ângulo esquerdo de Ter Stegen (Foto: Ciro de Luca/Reuters)

Na volta do intervalo, o panorama pouco se alterou. Mas o Barcelona tentou ser mais incisivo. Messi se movimentou para buscar mais a bola e buscou as infiltrações na área. Mas o Barça só conseguiu o empate em um lance que surpreendeu a defesa napolitana. Busquets achou Semedo na direita, que emendou para Griezmann estufar as redes: 1 a 1. Ter Stegen ainda salvaria o Barça duas vezes. O time catalão perdeu Vidal, expulso no fim, e segurou o empate.

E MESSI?

No jogo seguinte após anotar quatro gols contra o Eibar, Messi teve dificuldades. O camisa 10 esteve pela primeira vez no San Paolo, onde outro ídolo argentino, Maradona, é uma divindade. Ele finalizou apenas uma vez e foi anulado pela marcação italiana.

Messi finalizou apenas uma vez contra o Napoli (Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters)

GOL HISTÓRICO

Mertens marcou seu 121º gol com a camisa do Napoli e agora é, ao lado de Hamsik, o maior artilheiro da história do clube italiano. Ambos têm seis gols a mais que Maradona, que marcou 115 nos sete anos que permaneceu em Nápoles. O belga terá a chance de ficar isolado na taela histórica no restante da temporada.

Mertens marcou seu 121º gol pelo Napoli (Foto: REUTERS/Ciro De Luca)

SECA NA ITÁLIA

O Barcelona falhou pela sexta vez ao tentar vencer um jogo de mata-mata fora de casa contra uma equipe italiana. O time catalão não triunfa no país em uma partida eliminatória da Liga dos Campeões desde abril de 2006, quando venceu o Milan por 1 a 0 na semifinal daquele ano. E pela quarta vez seguida, o Barça não consegue vencer o seu jogo de ida nas oitavas de final. A última vitória foi por 2 a 0 contra o Arsenal em 2016. No entanto, a última vez que a equipe caiu nas oitavas foi em 2007, quando foi eliminado para o Liverpool.

Griezmann disputa bola com Demme: francês fez o gol do Barça (Foto: Ciro de Luca/Reuters)

PROBLEMAS PARA A VOLTA

Quique Setién terá dois desfalques para o jogo de volta. Busquets recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Vidal foi expulso nos minutos finais e também será baixa. O chileno levou o vermelho ao tomar dois amarelos no mesmo lance: primeiro por cometer uma falta dura em Mário Rui e em seguida por discutir com o jogador rival. Outro alerta é para Piqué, que saiu de campo com dores no pé. Suárez e Dembélé continuam fora, e Alba tenta se recuperar para ficar disponível até o dia 18 de março.

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/liga-dos-campeoes/jogo/25-02-2020/napoli-barcelona.ghtml