Ceará equilibra jogo contra o Criciúma, mas é derrotado no final
Por Caio Costa
Ceará e Criciúma fizeram partida equilibrada na noite desta sexta-feira no Estádio Heriberto Hülse. Depois de um primeiro tempo tenso, a segunda etapa foi eletrizante. Ao final do jogo, melhor para o Tigre que venceu por 2 a 1 com direito a um gol marcado nos acréscimos dados pelo árbitro Sandro Meira Ricci. Com mais uma derrota, o alvinegro estacionou na 8ª colocação com 42 pontos, 10 a menos do que o São Caetano, o último integrante do G4.
A partida começou com muita marcação, pouca inspiração e com o time da casa com mais posse de bola, enquanto o Ceará apenas se defendia. A primeira chance real foi do Criciúma. Após bola levantada, o zagueiro Matheus Ferraz cabeceou para boa defesa do estreante, na Série B, Dionantan.
Pouco tempo depois, o artilheiro Zé Carlos rebebeu na intermediária, girou e chutou forte, rasteiro. Para sorte do alvinegro a bola explodiu na trave direita. Aos 22 minutos o técnico PC Gusmão substituiu o Daniel Marques, que já tinha levado cartão amarelo, e promoveu entrada de Thiego.
A partir da metade do primeiro tempo, o Vovô cresceu no jogo e passou a povoar mais o campo de ataque. Aos 33 minutos, depois de rápido contra-ataque, Magno serviu Magno Alves, mas o Magnata chutou fraco, facilitando a vida do goleiro Michel Alves.
A segunda etapa começou a mil. Aos 5 minutos, depois de boa trama do ataque alvinegro, Márcio Careca cruzou da esquerda e Michel Alves afastou. No contragolpe, Zé Carlos teve duas oportunidades claras de abrir o placar a favor do Tigre. Na primeira, Dionantan saiu bem, fechou o ângulo e evitou o tento, na sobra o atacante chutou fraco e Thiego salvou em cima da linha.
Gols e fortes emoções na etapa final
Aos 11 minutos, Lucca chutou forte de fora da área, mas Dionantan fez boa defesa. No lance seguinte, após cobrança de escanteio, Ozéia se antecipou à zaga alvinegra, desviou de cabeça e finalmente tirou o zero do placar. Criciúma 1 a 0 e muita festa no Estádio Heriberto Hülse.
Magno Alves, que mais uma vez foi muito mal, foi substituído por Itamar. Em seu primeiro lance, o atacante recebeu em posição legal e chegou a marcar na saída de Michel Alves, mas o assistente errou feio e marcou impedimento antes da finalização. Logo em seguida, Itamar sofreu falta na entrada da área. Juca cobrou com perfeição e deixou tudo igual no placar.
Com o empate cearense, o Criciúma voltou a agredir o Ceará e aos 31 minutos André Gava só na fez o segundo do Tigre porque Dionantan saiu muito bem do gol e fez bela defesa. A resposta do Vovô foi de imediato. Apodi cruzou rasteiro, a zaga catarinense afastou mal e Robert, que entrara no lugar de Magno, arrematou por cima pegando muito mal na bola e desperdiçando grande oportunidade de virar o jogo.
Se na frente o Ceará perdia chances, atrás Dionantan, que até pouco tempo era o terceiro goleiro, continuava salvando. Aos 42 minutos foi a vez de Gilmar se impressionar com a eficiente saída do gol do arqueiro e chutar para fora.
Mas aos 48 minutos nem Dionantan conseguiu evitar o segundo gol do Tigre. Após mais um bola levantada na área do Ceará, Zé Carlos ficou de frente para meta alvinegra. Na primeira tentativa, o goleiro do Vovô evitou o gol, mas na segunda o artilheiro da Série B estufou as redes e deu a vitória ao Criciúma. A derrota praticamente acaba com qualquer esperança do bicampeão cearense de voltar à Série A em 2013.
Comentários