Sem Neymar e Lucas, coadjuvantes tentarão manter brilho do San-São

Pato Rodriguez e Osvaldo serão os responsáveis por substituir os craques dos dois times. Em meio a polêmicas, rivais duelam na Vila Belmiro

Por Marcelo Hazan e Marcos GuerraSantos, SP e São Paulo

Todo clássico envolve rivalidade, polêmicas e grandes jogadores dos dois lados. Se o Santos x São Paulo deste domingo, às 16h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, não terá os craques Neymar e Lucas, convocados pela Seleção de Mano Menezes, sobrarão outros ingredientes para esquentar a partida, válida pela 23ª rodada do Brasileirão. A dura missão de substituir os astros de seus times será de Pato Rodriguez e Osvaldo.

Fã de Neymar, Pato tem características parecidas com as do craque de moicano - joga pela esquerda, explorando velocidade. No entanto, apesar da expectativa gerada logo em sua estreia com gol no empate por 2 a 2 com o Atlético-GO, pela 16ª rodada, o argentino não tem conseguido manter a regularidade nas atuações. Ao todo, são oito jogos e uma bola na rede. No San-São, ele terá outra chance para mostrar serviço.

Para a torcida são-paulina, Lucas alcançou o status de fundamental, insubstituível. Mesmo assim, o técnico Ney Franco encontrou em Osvaldo a solução para a ausência do meia-atacante. Os dois também têm características parecidas: abusam da velocidade pelas pontas para chegar ao gol. O jogador, inclusive, já fala até em assumir em 2013 a vaga de Lucas, que vai para o Paris Saint-Germain, da França. No entanto, assim como Patito, é irregular.

Além da disputa dentro de campo, a novela sobre o futuro de Paulo Henrique Ganso é pano de fundo para o clássico. Mesmo com uma lesão muscular na coxa esquerda que o tira do clássico, o nome do jogador é o principal assunto envolvendo os dois times. A partida deste domingo, aliás, marcará o recomeço das negociações pelo atleta, já que o Tricolor aguarda apenas o fim do jogo para fazer sua terceira proposta.

ESCALAÇÕES:

Santos: o técnico Muricy Ramalho se vira como pode para escalar o Peixe, pois praticamente não teve sem tempo para treinar o time. Com vários desfalques, ele deve optar pela volta do lateral Léo na esquerda e pode promover a entrada de Bernardo no time titular. Depois de entrar no segundo tempo contra o Fluminense, o jogador tem chances de ganhar a vaga de Felipe Anderson, que teve atuação ruim. Desta forma, o provável Peixe terá Rafael, Bruno Peres, David Braz, Durval e Léo; Adriano, Ewerton Páscoa, Gerson Magrão e Felipe Anderson; Pato Rodriguez e André.

São Paulo: Ney Franco tem apenas uma dúvida para o clássico. Tem três opções para substituir o suspenso Maicon. Cícero é o mais cotado para a vaga, mas Casemiro e até mesmo o atacante Ademilson estão no páreo. A provável formação do Tricolor: Rogério Ceni, Douglas, Rafael Toloi, Rhodolfo e Bruno Cortez; Denilson, Paulo Assunção, Cícero (Casemiro ou Ademilson) e Jadson; Osvaldo e Luis Fabiano.