Vasco dá fim a marcas negativas e vence a Lusa em São Januário

Cruz-Maltino dá fim a série de cinco jogos sem vencer e vê Alecsandro voltar a marcar após oito partidas. Time se aproxima dos líderes, enquanto a Lusa permanece no meio da tabela

LANCEPRESS! Rio de Janeiro (RJ)

Após cinco jogos sem vitórias, o Vasco voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. No atípico horário das 21h de sábado, o Gigante da Colina bateu a Portuguesa, por 2 a 0, em São Januário. O jogo também deu fim ao jejum de gols do atacante Alecsandro. O camisa 9 fez o primeiro do Vasco no primeiro tempo, voltando a marcar após oito jogos, com Tenório ampliando no início da segunda etapa.

Com a volta das vitórias, o time do técnico Cristovão tranquiliza o ambiente na Colina Histórica, que viveu dias turbulentos após os últimos resultados, e chega aos 38 pontos, voltando a se aproximar dos três primeiros colocados. Já a Portuguesa quebra a boa sequência que vinha fazendo no Brasileirão, permanecendo no meio da tabela, com 25 pontos.

Na próxima rodada, o Cruz-Maltino viaja até Recife, onde encara o Náutico, na próxima quarta-feira, às 19h30, enquanto a Lusa retorna para São Paulo e para o Canindé, onde pega o Coritiba, às 20h30, também na quarta.

VASCO NA FRENTE E FIM DO JEJUM

O jogo começou morno em São Januário. Mudando o time, o técnico Cristovão Borges decidiu por dar mais presença de área ao time, escalando o equatoriano Carlos Tenório ao lado de Alecsandro no ataque cruz-maltino. Outra mudança foi a entrada de Jonas na lateral direita, no lugar de Auremir. Enquanto isso, o técnico Geninho escalou seu meio de campo reforçando, com três volantes com características mais defensivas.

O Vasco iniciou a partida com mais posse de bola, focando seus avanços pelo lado direito do campo, com Juninho e Jonas, mas sempre parado na boa marcação do time paulista. Encontrando espaços para atacar, a Lusa chegou com perigo aos 9 minutos. Léo Silva girou em cima de Carlos Alberto e, da intermediária, chutou forte para boa defesa de Fernando Prass.

Querendo aproveitar os espaços dados pelo Cruz-Maltino, o time de Geninho esperava o adversário em seu campo de defesa. Com isso, a dificuldade encontrada pelo Vasco foi ainda maior, fazendo o time optar pela ligação direta para o ataque.

Pelo lado direito, Jonas avançava com qualidade, mas pecava no cruzamento. Aos 22, o camisa 13 acertou um atacante vascaíno. Na área, Alecsandro ganhou dos zagueiros, cabeceando a esquerda de Dida. A pressão aumentou. Um minuto depois, Juninho ganhou jogada pela direita, levou até a linha de fundo e cruzou. Alecsandro dominava a bola para chutar, quando fora desarmado pela zaga.

A pressão daria resultado e acabaria com um jejum de cinco partidas. Aos 36, Wendel recolheu pela esquerda, esperou a movimentação dentro da0 área e cruzou. A bola desviou em seu marcador e foi encontrar Alecsandro, na segunda trave, escorando para o fundo do gol. Foi o nono do camisa 9 neste Brasileirão, dando fim a sua série de oito jogos sem marcar na competição.

A resposta da Lusa veio um minuto depois. Bruno Mineiro recolheu na entrada na entrada da área, tirou da marcação e chutou forte, colocado no ângulo esquerdo de Prass. A bola caprichosamente bateu no travessão vascaíno. Logo em seguida, o time visitante ficaria com um a menos. Em escanteio, o zagueiro Valdemiro, segundo o juiz Heber Roberto Lopes, deu um soco na cabeça do zagueiro Dedé, e recebeu o vermelho de forma direta.

DEMOLIDOR AMPLIA E RETORNO DAS VITÓRIAS
O segundo tempo começou e, com ele, veio a tranquilidade para os presentes a São Januário. Aproveitando a presença de Tenório no ataque, Juninho lançou o Demolidor de forma perfeita. O camisa 11 dominou, mesmo com o campo atrapalhando, entrou na área e tocou na saída do goleiro Dida, ampliando o marcador logo aos dois minutos.

O gol foi uma ducha de água fria sobre o time paulista. Com um jogador a menos, as chances se tornaram escassas, dependendo de bolas paradas alçadas na área vascaína. Pelo Vasco, Tenório foi bastante aplaudido ao ser substituído.

A vantagem no marcador fez com que a qualidade da partida caísse, assim como seu ritmo. O Vasco ameaçava em lance esporádicos. Em dois deles, a assistente Carolina Romanholi errou ao assinalar impedimentos. Em ambos, os atacantes vascaínos entravam frente a frente com o goleiro Dida, mas erraram nas finalizações.

Heber Roberto Lopes voltou a aparecer aos 34. Quando a Portuguesa tentava sair para o ataque, o atacante Pipico entrou forte em Ivan. O juiz decidiu por expulsar o atacante vascaíno de forma direta, aplicando o cartão vermelho. O jogo continuou sem maiores emoções até o apito final do árbitro.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 0 PORTUGUESA

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 01/09/2012 – 21h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR/FIFA)
Auxiliares: Thiago Gomes Brigido (CE) e Carolina Romanholi Melo (CE)
Gols: Alecsandro, aos 36'/1ºT (1-0); Tenório, aos 2'/2ºT (1-0)
Cartão Amarelo: Dedé (VAS); Maylson (POR)
Cartão Vermelho: Pipico (VAS); Valdomiro (POR)
VASCO: Fernando Prass; Jonas (Auremir, aos 21'/2ºT), Dedé, Douglas e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Carlos Alberto (Felipe, aos 27'/2ºT); Tenório (Pipico, aos 11'/2ºT) e Alecsandro.
Técnico: Cristovão Borges.

PORTUGUESA: Dida; Luis Ricardo, Gustavo, Valdomiro e Rogério; Léo Silva, Boquita, Bruninho (Ivan, no intervalo) e Maylson (Diguinho, aos 32'/2ºT); Bruno Mineiro e Diego Viana (Rodriguinho, aos 17'/2ºT).
Técnico: Geninho