Com um a menos, Grêmio se supera e arranca empate com o Palmeiras

Expulsão de Kleber ainda no primeiro tempo não foi suficiente para garantir ao Palmeiras o resultado positivo. 

LANCEPRESS! São Paulo (SP)

Palmeiras e Grêmio empataram em 0 a 0 no Pacaembu na noite deste sábado. Com um homem a menos desde os 17 minutos do primeiro tempo (Kleber expulso), o Grêmio se defendeu bem, segurou o resultado e agora chega a 41 pontos, permanecendo na briga pelas primeiras posições. Já o Palmeiras vai a 17 pontos e segue em crise, na zona de rebaixamento.

O jogo começou com muita marcação e pouca criatividade. O único lance de perigo nos primeiros 15 minutos foi uma tentativa de finalização de Barcos, que acabou travada. Se as oportunidades não apareciam, a confusão se fez presente: logo aos 13 minutos, Kleber recebeu o cartão amarelo por reclamação. Pouco depois, aos 17, atingiu o rosto de Henrique com o braço e acabou expulso.

Com um homem a mais, o Palmeiras tentou ir para cima, mas esbarrou na falta de imaginação de seu meio campo. Aos 21 minutos, Thiago Heleno cabeceou fraco, nas mãos de Marcelo Grohe. Aos 28, foi a vez de João Vitor cabecear para fora. Artur acertou um chute forte, que passou muito perto do gol, aos 41 minutos.

Grêmio e Palmeiras não saem do empate em São Paulo

O final da primeira etapa quase viu o Verdão ser castigado pela ineficiência. Aos 44 minutos, Marcelo Moreno fez o passe para Zé Roberto dentro da área. O veterano meia passou por Bruno, acabou perdendo o ângulo e viu sua finalização ser travada por Thiago Heleno. O zero permaneceu no placar para ambas as equipes.

O Palmeiras voltou para o segundo tempo dando sinais de que iria em busca da vitória. Logo no primeiro minuto, Correa assustou Marcelo Grohe em cobrança de falta para fora. Um minuto depois, foi a vez de Thiago Real pegar uma bola de primeira e chutar à direita do gol, com muito perigo.

O Grêmio jogava com dez jogadores na metade defensiva do campo, mas mesmo assim quase conseguiu aproveitar a falta de pontaria do tival: aos 10 minutos, Zé Roberto fez grande jogada e tocou para Marcelo Moreno. Com Bruno fora do gol, o atacante bateu, mas Maurício Ramos cortou e evitou que o placar fosse aberto.

Quando o Palmeiras criava chances, Marcelo Grohe aparecia bem. Aos 12 minutos, fez ótima defesa em chute de longe de Maikon Leite. Aos 20, o mesmo Maikon Leite bateu para fora, com perigo. Aos 32, foi Mazinho quem bateu, e mais uma vez Grohe apareceu bem e espalmou.

A última grande oportunidade veio com Barcos. Aos 40 minutos, o camisa 9 invadiu a área e tentou encobrir o goleiro com um belo toque, mas a bola rolou sobre o travessão e foi para fora. Na base da vontade, o Grêmio conseguiu arrancar o empare.

Na próxima rodada, o Palmeiras recebe o Sport, no Pacaembu, às 21h da quinta-feira. Já o Grêmio enfrenta o Atlético-GO, no Olímpico, as 20h30 da quarta-feira.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 X 0 GRÊMIO

Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/ hora: 31/08/2012 - 18h30
Árbitro: Sandro Meira Ricci
Assistentes: Fabrio Vilarinho da Silva e Bruno Boschilia

Renda/público:: R$ 423.806,00/11.586 pagantes
Cartões amarelos: Thiago Real, Luan, Maikon Leite, Barcos, Artur, Correa e Henrique (PAL); Marcelo Moreno, Marquinhos, Anderson Pico e Kleber (GRE)
Cartão vermelho:: Kleber, 17'/1ºT (GRE)
GOLS: nenhum

PALMEIRAS: Bruno; Artur (Correa - intervalo), Maurício Ramos, Thiago Heleno, Juninho, Henrique, Márcio Araújo, João Vitor (Maikon Leite - 38'/1ºT) e Tiago Real; Luan (Mazinho - 20'/2ºT) e Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Naldo, Werley e Anderson Pico; Fernando, Souza, Marco Antônio (Marquinhos - 21'/2ºT) e Zé Roberto (André Lima, 42'/2ºT); Kleber e Marcelo Moreno (Léo Gago - 20'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo