Sport joga melhor, mas Náutico segura o empate dentro da Ilha

Grande nome do jogo, goleiro Gideão, do Timbu, garante o 0 a 0 realizando defesas espetaculares no clássico pernambucano

Os quase 20 mil torcedores que compareceram à Ilha do Retiro, na noite deste domingo, para assistir a Sport x Náutico viram um "Clássico dos Clássicos" eletrizante, com chances para os dois lados, mas onde o 0 a 0 teimou em estampar o placar. O empate acabou sendo um bom negócio para o Timbu, que soma um precioso ponto fora de casa. O Sport chega ao décimo jogo sem vencer e termina o primeiro turno na zona de rebaixamento. O Rubro-negro foi melhor em campo, mas encontrou pela frente um inspirado Gideão. O goleiro alvirrubro foi o grande nome da partida realizando defesas espetaculares.

Com o resultado, o Sport segue na 19ª posição, agora com 15 pontos, e o Náutico está em 11º, com 24. O Leão volta a campo na próxima quinta-feira, às 21h (de Brasília), contra o Flamengo, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. O Náutico dá a largada no segundo turno em casa, contra o Figueirense, na quarta-feira, às 20h30m.

Goleiros se destacam

Precisando desesperadamente da vitória, o Sport iniciou o jogo em cima do Náutico. O Rubro-Negro encontrava certa facilidade em chegar próximo à área alvirrubra, mas sem conseguir ultrapassar a defensiva timbu. O jogo era bastante pegado, de forte marcação dos dois lados. O primeiro chute a gol só aconteceu aos oito minutos, quando Araújo aproveitou o rebote de uma falta cobrada por Souza, mas acabou mandando por cima do gol de Magrão. Aos 13, foi a vez de Rithely mandar sem perigo à meta de Gideão. As duas equipes esbanjavam vontade, mas faltava técnica. E foi exatamente em um lance da 'ausência' dela que quase o Timbu chega ao primeiro gol. Aos 25 minutos, explorando um contra-ataque, Diego Ivo falhou feio, Kieza aproveitou, avançou e bateu forte para grande defesa de Magrão.

No minuto seguinte, Felipe Azevedo tabelou com Moacir e passou para Cicinho, que mandou de bico para boa defesa de Gideão. Três minutos depois, o goleiro alvirrubro protagonizou dois milagres no mesmo lance. Após troca de passes, Gilsinho entrou pela direita e achou Rithely sozinho na pequena área. O volante do Sport bateu de primeira, e Gideão espalmou - no rebote, Felipe Azevedo encheu o pé, e o camisa 1 do Náutico fez uma nova defesa espetacular salvando o Timbu de levar o gol. A resposta alvirrubra veio com Elicarlos, que após cobrança de falta de Souza, chutou com perigo, mas William Rocha apareceu para evitar.

O Sport esteve novamente perto de abrir o placar aos 35. Rithely ganhou de Patric, invadiu livre a área e  encheu o pé. A bola caprichosamente bateu na trave de Gideão e escorreu quase que por cima da linha. Apesar das chances criadas, o primeiro tempo terminou zero a zero.

Pressão rubro-negra, mas nada de gol

As duas equipes voltaram com a mesma formação para o segundo tempo e o que se viu na primeira etapa se repetiu. O Sport, desde cedo, foi em busca do gol. Hugo, após cruzamento de Cicinho, teve boa chance, mas chegou atrasado na jogada dentro da área. Aos seis minutos, William Rocha avançou pela esquerda e encheu o pé para defesa sensacional de Gideão. Aos dez, o técnico Alexandre Gallo perdeu o atacante Kieza, machucado, e colocou Kim na vaga do artilheiro alvirrubro. Aos 15 minutos, Souza levantou na área do Sport e Kim, sozinho, cabeceou por cima do gol de Magrão.

Tentando dar mais força ofensiva à sua equipe, Waldemar Lemos trocou a dupla de ataque e colocou Gilberto e Henrique nos lugares de Gilsinho e Felipe Azevedo respectivamente. Aos 25, Renan Teixeira recebeu livre pela direita, invadiu a área e chutou para outra grande intervenção de Gideão, que mandou para escanteio. Na cobrança, Cicinho levantou e Gilberto testou firme pro chão e a bola explodiu no travessão de Gideão. Aos 27, Alexandre Gallo tirou Souza e colocou Rogerinho na partida. O Sport era dono do jogo, mas esbarrava na falta de tranquilidade na hora de finalizar. Aos 33, Gilberto girou bem dentro da área timbu e chutou no canto, mas Ronaldo Alves salvou o Náutico. No lance seguinte, Moacir tentou de cabeça e a bola tirou tinta da trave direita de Gideão. Hugo, aos 44, ainda tentou, mas Gideão, o grande nome do jogo, voltou a aparecer bem e garantiu o empate em 0 a 0.