FIVB confirma oficialmente título de Juliana e Maria Elisa

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou oficialmente nesta sexta-feira o título das brasileiras Juliana e Maria Elisa no Circuito Mundial de vôlei de praia de 2014. A parceria conquistou seis medalhas ao longo do ano em 14 etapas disputadas, sendo campeã do Open de Xiamen, na China.

Com 6.740 pontos, mais de mil acima das vice-líderes do ranking, as também brasileiras Ágatha e Bárbara Seixa, Juliana e Maria Elisa não poderiam mais ser alcançadas. No calendário de 2014 ainda resta um Open, que será disputado na África do Sul e distribui 500 pontos ao campeão.

Juliana se tornou a brasileira com maior número de títulos do Circuito Mundial, chegando ao seu oitavo triunfo. Ela ultrapassou Shelda e Larissa, ambas com sete conquistas. O recorde foi comemorado, mas a atleta afirma que o principal é o resultado coletivo.

“Alguém me falou sobre esse recorde, esses números são sempre importantes, bons, mas servem mais como um norte. Vai muito além do lado pessoal, pois estamos pensando na Olimpíada de 2016. Fazem com que você sinta que o esforço está no caminho certo. Me sinto lisonjeada, mas a ficha não caiu ainda”, revelou.

O resultado positivo mantém a hegemonia brasileira no torneio feminino do Circuito Mundial: desde 2002, nenhum outro país conquistou o título. As últimas estrangeiras a vencer a competição foram as norte-americanas Kerri Walsh e Misty May-Treanor.

São Paulo (SP)