Fria nos momentos decisivos, Rússia bate a Bulgária e garante vaga na final

Com a vitória por 3 a 1 sobre os atuais vice-campeões da Liga Mundial, russos vão lutar pelo primeiro ouro olímpico do país contra Brasil ou Itália

Bulgária e Rússia perderam apenas um jogo na fase de classificação e chegaram às semifinais atropelando seus adversários nas quartas de final por contundentes 3 a 0, mas o peso de uma semifinal olímpico parece ter recaído apenas sobre os ombros dos jogadores búlgaros. Mais acostumados a enfrentar momentos decisivos nos últimos anos, os russos não sentiram a pressão e venceram os atuais vice-campeões da Liga Mundial por 3 sets a 1, parciais de 25/21, 25/15, 23/25 e 25/23, em 1h43m, e garantiram uma vaga na final olímpica de domingo. 

Campeões da Liga Mundial de 2011, a Rússia terá pela frente na disputa pela medalha de ouro o vencedor de Brasil x Itália, que se enfrentam na segunda semifinal desta sexta-feira, às 15h30 (horário de Brasília).

Primeiro colocado do grupo A, a Bulgária ignorou o passado recente e partiu para cima da Rússia. Consistente na defesa e com o mesmo volume de jogo ofensivo da fase de classificação, os búlgaros chegaram nas duas primeiras paradas técnicas comandando o placar (8/6 e 16/13). A diferença ainda aumentou para 17/13, mas de uma hora para outro o time do técnico Nayden Naydenov parou. Frios e mortais nos momentos decisivos, os russos tiraram a diferença num piscar de olhos e venceram o primeiro set com autoridade por 25/21.

A derrota em um set que parecia ganho descontrolou os búlgaros. Na contramão dos rivais, os russos encararam a segunda parcial como um treino. Após abrir 12 a 3, a equipe comandada por Vladimir Alekno não passou sustos e só teve o trabalho de administrar a diferença até fechar o set por fáceis 25/15.

A proximidade da final olímpica parece ter atrapalho os planos do time russo. Depois de retomar o controle do jogo a partir da segunda parada técnica e ficar a dois pontos de fechar o jogo, a equipe parou de jogar, permitiu que os búlgaros marcassem três pontos seguidos para vencer o set por 25/23 e manter vivo o sonho de chegar à final olímpica.

A inesperada vitória encheu a Bulgária de moral. Com as esperanças de chegar ao ouro renovadas, os bulgários, que chegaram a estar perdendo por 18/16, reagiram e fizeram 22/21. Mas numa repetição do primeiro set, a frieza russa fez a diferença e os campeões da Liga Mundial de 2011 fecharam em 25/23 para assegurar uma vaga na final.