Arena Castelão recebe primeiro museu do futebol mundial no Brasil
O que precede o presente? Claro que os acontecimentos históricos que nos levaram a viver o 'hoje', o memorial contado e reinventado sem modificar os fatos. Buscar um novo foco para tudo que antecedeu e transformar em lembranças. Com o futebol, o passado é insistentemente contado e recriado sobre novas óticas, sejam registros literários, reportagens especiais na televisão, rádio, impresso e internet.
Em estádios espalhados pelo Brasil, existem momentos históricos contados através de museus. No Ceará, por exemplo, há dois casos. No Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, após a sua reinauguração em 2011, foi montado um museu da história do estádio. Em um primeiro momento, do lado de fora da praça esportiva. Depois, do lado de dentro. Em Crateús, a história recente foi contada através dos heróis do acesso da Série B para a Série A do Cearense, em 2012.
Mas a cereja do bolo virá em janeiro de 2015. Na Arena Castelão, o museu do futebol cearense, montado com a reforma para a Copa do Mundo de 2014, ganhará um novo capítulo agregador do espírito de recordação, a primeira calçada da fama do futebol no Brasil.
O projeto pioneiro no Ceará, realizado pela FootFame/Pé da Fama, em parceria com a Luarenas, empresa que administra a Arena Castelão, tem como intuito registrar o símbolo do amor pelo futebol, a história. Será inclusive contada em mais de 100 pegadas de jogadores, ex-jogadores, técnicos e personalidades da imprensa cravados nos arredores do Gigante da Boa Vista, uma parte da inauguração está prevista para primeira quinzena de janeiro, em 2015.
- Escolhemos Fortaleza para trazer esse momento histórico por ter tido o primeiro estádio a ser inaugurado para Copa do Mundo. Além do fato de ter sido o menor em custos, tudo foi feito com muita transparência - afirmou Ângelo Neto, representante da Foot Fame, empresa idealizador do projeto "Pé da Fama".
Inovação tecnológica
O projeto tem como inspiração o "Hall Of The Fame", em Los Angeles-EUA, trazendo representações das maiores estrelas do basquete norte-americano. Agora no Brasil, buscando apresentar os grandes nomes do futebol brasileiro e mundial. O visitante terá o auxílio tecnológico a sua disposição, basta aproximar o smartphone ao disco pegada, onde estará registrada a pegada 'interativa' das personalidades esportivas. Basta ter o aplicativo e aproximar o celular, que automaticamente disponibilizará informações, vídeos, fotos e toda história daquele jogador.
É o grande diferencial para o visitante que estiver no museu. Cada homenageado terá seu app Foot Fame em sua pegada, detalhado na apresentação em anexo. O primeiro registro do aplicativo que temos é no museu Rei Pelé, em Santos, que estará também em Fortaleza, quando aproximado da pegada, é possível visualizar fotos do Rei, filmes, sua biografia, informações do museu e muito mais, interagindo com redes sociais e mesmo que estiver fora do Brasil e quiser conhecer o museu a informação estará disponível em offline no aplicativo e poderá ter acesso à mesma informação do visitante na Realidade Aumentada - explicou Ângelo.
A homenagem será para mais de 100 personalidades do mundo esportivo. Dentre elas, os 'heróis regionais'. O projeto "Pé da Fama" será dividido em quatro categorias: a primeira é destinada para grandes jogadores em atividade e aposentados que deixaram sua marca na história. A segunda representa 'mitos e lendas', para aqueles já falecidos e que deixaram seu legado. A terceira categoria simboliza os grandes técnicos do futebol mundial. E a última categoria faz referência aos grandes repórteres e cronistas que contribuíram para o crescimento do futebol, entre os homenageados está o ex-narrador de futebol, Luciano do Valle.
Por GloboEsporte.comFortaleza,CE




Comentários