Em jogo acirrado, Galo vence o Coritiba e retoma a ponta
LANCEPRESS!
Belo Horizonte (MG)
Após 11 dias parado por conta do adiamente do jogo contra o Flamengo, o Atlético-MG recebeu o Coritiba, no Independência, nesta quinta-feira, e venceu por 1 a 0. Com o triunfo, o sexta em sete jogos em casa, o Galo chega a 35 pontos e retoma a liderança do Brasileirão. Já o Coxa segue com 15 pontos, caindo para a incômoda 15ª posição, perto da degola.
Na próxima rodada, o Atlético-MG tem o duelo mais importante do primeiro turno. No domingo, às 16h, enfrenta o vice-líder Vasco, também no Independência, em jogo que vale a ponta. Já o Coritiba, no mesmo dia e horário, tem confronto direto contra o Corinthians, no Couto Pereira.
A PARTIDA
Os primeiros 15 minutos foram de pura pressão atleticana, com o time visitante tendo raras chances. Aos 8, Ronaldinho deu passe perfeito, da meia lua da grande área, para encontrar Jô livre na grande área. O atacante, cara a cara com o gol, chutou, mas o goleiro fez extraordinária defesa. Aos 13, de novo Ronaldinho fez lançamento perfeito da intermediária, encontrando Bernard, mas o meia finalizou mal.
A marcação atleticana beirou a perfeição na primeira metade do primeiro tempo, com uma defesa começando ainda no meio de campo. O Coritiba não conseguia criar, mas, aos 21, quase abriu o placar em uma das únicas chances que teve até aquele momento. Robinho fez um passe no meio da zaga alvinegra e encontrou Éverton Costa sozinho entrando na área. Ele tentou um chute colocado no ângulo direito de Victor, mas perdeu incrível chance, com a bola indo para fora.
Após essa chegada, a partida se equilibrou e as chances foram bem divididas entre os dois times. O Atlético rodeava a área coritibana, com constantes bolas alçadas, porém, esbarrou na ótima atuação da zaga coxa branca. Aos 29, foi a vez de o Coritiba levar perigo, quando o lateral-direito Gil foi lançado por Leonardo na direita e chutou, mas a bola foi desviada para escanteio.
O Galo esteve novamente próximo de marcar na última chance do primeiro tempo. Jô cruzou da esquerda para Bernard no meio da área. A bola passou do meia, mas sobrou para Guilherme, que entrava na área pela direita. O atacante bateu forte, obrigando Vanderlei a fazer grande defesa, mandando para escanteio.
SEGUNDO TEMPO
Não demorou muito e a insistência atleticana nas bolas aéreas deu resultado. Logo aos dois minutos, Ronaldinho cobrou escanteio pela esquerda e Réver se antecipou à marcação, cabeceando para o gol.
Obrigando o Coritiba a partir mais para o ataque, o Atlético-MG conseguiu encontrar espaços para se manter no ataque e não atrair o adversário para o ataque. Aos sete, Leandro Donizete finalizou de fora da área, rasteira, para boa defesa de Vanderlei.
Aos 14, o técnico Marcelo Oliveira trocou Lincoln por Rafinha, melhorando a movimentação ofensiva coxa-branca e anulando os avanços ao ataque do lateral-esquerdo do Atlético, Júnior César - a pedido de Cuca. Aos 21, Robinho fez levantamento para a área e Everton Costa cabeceou tentando achar o canto direito de Victor, mas mandou para fora.
O Atlético-MG passou a ocupar mais o campo de ataque, buscando gastar o tempo. As bolas paradas voltaram a ser a opção mais utilizada para tentar penetrar na compacta zaga coritibana. Mas, aos 31, o Coxa chegou com perigo, quando Rafinha fez bom lançamento para Robinho dentro da área, mas a arbitragem assinalou impedimento.
Leonardo Silva levou uma cotovelada de Leonardo aos 34 e a partida foi atrasada, caindo de ritmo, até que o zagueiro fosse atendido. Quando a bola voltou a rolar, o Coritiba insistia em buscar o gol de empate, principalmente com Rafinha, que deu um bom arremate para uma boa defesa de Victor. Mas, aos 43, Rafinha deixou o braço no rosto de Leandro Donizete e recebeu o segundo amarelo, sendo expulso.
Nos minutos finais, o Coritiba se lançou ao ataque, mas não conseguiu criar chances claras. O Atlético, aproveitando os espaços deixados na defesa coritibana, continuou gastando tempo quando pôde no ataque e conseguiu segurar a vitória.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 0 CORITIBA
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 9/8/2012 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Pablo Alves (Asp. Fifa/ES)
Assistentes: Ramires Cândido (ES) e Vanderson Zanotti (ES)
Renda/Público: R$ 635.325,00 - 19.288 pagantes
Cartões amarelos: Leonardo Silva, Guilherme e Ronaldinho (CAM); Escudero, Robinho, Everton Costa, Leonardo e Rafinha (CTB)
Cartão vermelho: Rafinha, 43'/2T (CTB)
GOL: Réver, 2'/2T (1-0)
ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha (Fellipe Soutto), Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Serginho, Leandro Donizete, Ronaldinho e Bernard (Escudero); Guilherme e Jô (André). Técnico: Cuca
CORITIBA: Vanderlei, Gil, Escudero, Pereira e Lucas Mendes; França (Thiago Primão), Junior Urso, Lincoln (Rafinha) e Robinho; Leonardo e Everton Costa (Roberto). Técnico: Marcelo Oliveira.
Comentários