Sem Bruninho, Brasil sofre para fazer 3 a 0 na Finlândia e avançar

A Seleção Brasileira masculina de vôlei atuou desfalcada no Campeonato Mundial da modalidade, nesta sexta-feira, em Katowice. Sem Bruninho, seu levantador titular, a equipe nacional teve um pouco de dificuldades, sobretudo na parcial final, mas conseguiu derrotar a Finlândia por 3 sets a 0, parciais de 27/25, 25/21 e 26/24. Com isso, garantiu antecipadamente a classificação à segunda fase.

Bruninho lesionou a mão durante na vitória do Brasil sobre a Tunísia na segunda rodada do Mundial, em choque com Maurício Borges. Mesmo sem fraturas, o levantador ainda sente dores no local e foi poupado do confronto pelo técnico Bernardinho, seu pai. O lugar no time titular foi ocupado por Raphael.

Com a vitória em sets diretos, a Seleção Brasileira se manteve com 100% de aproveitamento no Mundial da Polônia, já garantida na próxima fase do torneio. Com nove pontos ganhos em três partidas, a equipe lidera de forma isolada o Grupo B da competição, deixando a Finlândia na terceira posição com cinco. A Alemanha é a vice-líder com seis.

Em todo o campeonato, apenas o Brasil e a anfitriã Polônia, no Grupo A, venceram todos seus jogos por 3 sets a 0. A Rússia, que também vinha com desempenho perfeito, mas perdeu um set para o México, nesta sexta-feira, em confronto válido pela chave C.

Tricampeão do Mundial, o Brasil volta à quadra em Katowice já nesta sexta-feira para enfrentar a Coreia do Sul, às 15h25 (de Brasília). O time asiático tem apenas três pontos conquistados e ocupa a quinta colocação da chave. No mesmo dia, a Finlândia enfrenta a Alemanha.

Com duas vitórias muito tranquilas nas duas primeiras rodadas do Mundial, a Seleção Brasileira enfrentou bem mais dificuldades diante da Finlândia nesta sexta-feira. Depois de liderar quase todo o primeiro set, o time comandado por Bernardinho deixou os adversários passarem à frente.

A equipe europeia chegou a ter uma chance de fechar a parcial, mas o Brasil se recuperou e, com dois pontos consecutivos de bloqueio, levou o set. A segunda parcial foi parecida. Depois de deixar a Finlândia fazer 19/18 no placar, a Seleção elevou o nível de jogo e virou para garantir também o segundo set.

A terceira parcial foi ainda mais difícil. A Finlândia conseguiu já no início do set assumir a frente do placar e chegou a abrir cinco pontos de vantagem, contando com vacilos da Seleção. Bernardinho começou a fazer alterações em seu time e reequilibrou o duelo e assumir a liderança, já na parte final do set. A vitória foi garantida em um forte ataque de Lucarelli do fundo de quadra.

Katowice (Polônia)