Power é campeão da Indy mesmo com fim ruim e brasileiro em primeiro

Na madrugada deste sábado, após largar em penúltimo nas 500 Milhas de Fontana, o australiano chegou a liderar, mas terminou em nono, posto suficiente para acabar com o sonho do brasileiro Helio Castroneves, seu companheiro de Penske e compatriota do vencedor da prova, Tony Kanaan.

Como vice-líder do campeonato e dono da pole position, o Castroneves também lutava pelo título. A história do GP, porém, foi se complicando desde o início, quando ele perdeu a ponta e viu o concorrente se aproximar cada vez mais no grid. Depois de ser ultrapassado em uma relargada, Castroneves ainda foi penalizado por excesso de velocidade na saída dos boxes e definitivamente deu adeus à disputa, terminando em 14º.

Power, mesmo com desequilíbrio no carro a partir das 20 voltas finais da corrida, finalmente termina na liderança do campeonato e deixa para trás as lembranças negativas dos vices de 2010, 2011 e 2012. Ainda mais da forma como foi, saindo da penúltima colocação para, aos poucos, se aproximar das melhores zonas de pontuação e chegar até a liderar.

Castroneves não começou bem, perdendo a ponta para o colombiano Juan Pablo Montoya logo após a largada. A matemática só passou a lhe ser desfavorável, porém, após seu primeiro pitstop, no 38º giro, quando voltou à pista na quarta colocação, atrás de James Hinchcliffe. Porém, apesar de fora do pódio, a estratégia era se manter próximo, o que ocorreu mesmo com a constante mudança de posições a cada parada.

Pouco depois da metade da prova, o brasileiro não tinha ninguém à sua frente, mas a distância para Will Power não era mais suficiente para ser campeão. A situação dificultou verdadeiramente no momento da primeira bandeira amarela, quando Castroneves entrou nos boxes em primeiro e saiu dele na terceira colocação, com Kanaan na ponta. Com safety car, seu primeiro perseguidor já era Power.

Na relargada, bastou uma volta (a 188ª de 250) para o australiano ultrapassar o brasileiro e também Scott Dixon e Kanaan, pulando para a primeira posição. Talvez com receio de pôr em jogo o título inédito, Power não resistiu a Kanaan, que voltou para a liderança dez voltas mais tarde. Se já era o ruim, o cenário para Castroneves piorou na volta 221, quando foi penalizado por excesso de velocidade na saída do pit e despencou para 14º.

No final, Power avisou à equipe que tinha problemas no carro e recebeu autorização para tirar o pé do acelerador. Em vez de aparecer na fotografia do pódio, o australiano optou por se resguardar e não cometer erros que, assim como no passado, o afastaram do troféu.

Fontana (Estados Unidos)