Troféus do Campeonato Mundial de vôlei são roubados no Rio

Os troféus dos torneios masculino e feminino do Mundial de vôlei, que estavam em um tour, foram roubados no Rio de Janeiro nesta sexta-feira. Por volta das 14h (de Brasília), as taças foram levadas de um carro-forte que estava no estacionamento do shopping Via Parque, na Barra da Tijuca. Os ladrões arrombaram o blindado e subtraíram a carga.

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) confirmou a ocorrência. O roubo está sendo investigado pela Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas do Rio de Janeiro.

Superintendente Geral da CBV, Neuri Barbieri, fez um apelo para que as taças voltem para a CBV, lembrando que os troféus não são valiosos : "Ao contrário da taça da Copa do Mundo de futebol, que vale muito por ser de ouro maciço, as do voleibol não possuem valor de mercado. Ninguém vai lucrar com a venda. Como o voleibol já deu exemplos, a devolução delas seria mais uma demonstração do amor ao vôlei brasileiro."

Antes de chegar ao Rio, as taças passaram por São Paulo, ficando expostas aos espectadores da partida entre Brasil e Estados Unidos, válido pela primeira fase do Grand Prix, no início de agosto.

Os troféus já deveriam ter sido devolvidos à sede da FIVB (Federação Internacional de Vôlei), na Suíça, mas houve uma burocracia em São Paulo, para a empresa cumprir o prazo de entrega, e a CBV preferiu mandar as premiações para o Rio, onde seriam embarcadas com um dirigente na segunda-feira.

O Campeonato Mundial masculino terá sua estreia no próximo dia 30, na Polônia. Já a competição feminina será realizada na Itália, sendo iniciado no dia 23 de setembro.

FIVB/Divulgação

A taça do Mundial masculino foi roubada e a competição terá início na Polônia no próximo dia 30, a taça do Mundial feminino foi levada do estacionamento de um shopping no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ)