Keila Costa vai mal e se despede dos Jogos na 20º colocação no salto triplo

O mesmo salto que garantiu Keila Costa nas Olimpíadas colocava pressão sobre ela. Aqueles 14,31m que cravou na etapa de Doha da Diamond League precisariam ser superados em pelo menos nove centímetros para garantir vaga na final do salto triplo no Estádio Olímpico de Londres . Como apenas quatro atletas alcançaram o índice classificatório, de 14,40m, a marca de corte caiu. Bastaria chegar perto de sua melhor performance no ano, mas a pernambucana não conseguiu. Com 13,84m e a 20ª colocação geral, se despediu nos Jogos. Muito abalada, deixou a pista em silêncio e não quis falar com a imprensa.

A cazaque Olga Rypakova teve o melhor desempenho na manhã desta sexta-feira. Em sua última tentativa, alcançou 14,79m e desbancou a jamaicana Kimberly Williams, que marcou 14,53m no primeiro salto e liderava a classificação até então. Yamile Aldama, cubana naturalizada britânica, passou à final em terceiro com 14,45m e levou a torcida local ao delírio.

Avançaram à próxima fase as atletas que saltaram mais de 14,16m. Além do trio acima, disputam a final, às 15h35m (horário de Brasília) de domingo, Caterina Ibarguen, Olha Saladuha, Hanna Knyazyeva, Trevia Smith, Tatyana Lebedeva, Yargenis Savigne, Dana Veldakova, Victoria Valyukevich e Marija Sestak.

A prova
Keila Costa queimou o primeiro salto, mas a torcida nem percebeu. Ainda comemorava a excelente marca de Yamile Aldama, cubana naturalizada com grandes chances de levar o país ao pódio. A triplista da casa alcançou 14,45m em sua primeira tentativa e garantiu vaga para a fase seguinte sem maior esforço. Na segunda tentativa, a brasileira marcou 13,69m, apenas a 19ª melhor marca no momento.

Para a terceira e última chance, a brasileira e suas demais adversárias sofreram com o forte vento contra. As rivais melhoraram, empurram a pernambucana para a 22ª posição, precisando melhorar em cerca de 40 centímetros para garantir a vaga. Keila tomou mais distância, usou bem a tábua e melhorou. Mas não foi o bastante. Com 13,84m, deu adeus ao sonho olímpico ainda nas eliminatórias.

Entenda o formato da competição

Nesta sexta-feira , cada atleta teve direito a três saltos para buscar o índice classificatório de 14,40m. Caso este número não fosse alcançado, ou mais de 12 conseguissem, as donas das 12 melhores marcas garantiriam vaga para a final. Na disputa por medalhas, as competidoras terão inicialmente três saltos e, após esta rodada, oito seguirão na prova. Cada uma destas esportistas terá direito a mais três saltos. Quem saltar mais longe levará o ouro para casa.