Vasco desencanta, bate Paraná em São Januário e fica a um ponto do G-4

Depois de dois empates, o Vasco voltou a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. Em partida disputada na tarde deste sábado, em São Januário, a equipe dirigida por Adilson Batista derrotou o Paraná por 1 a 0, gol marcado pelo zagueiro Douglas Silva, no primeiro tempo.

O resultado fez a equipe cruz-maltina, que tem um a menos, subir para a oitava posição, com 22 pontos ganhos, ficando a um do Joinville, time com menor número de pontos dentro da faixa da tabela que define quem sobe para a primeira divisão. O Paraná segue com 13 pontos ganhos e caiu para a zona de rebaixamento.

O jogo foi equilibrado e o Vasco encontrou muitas dificuldades no primeiro tempo, quando o Paraná criou muitas oportunidades para marcar. O goleiro Martin Silva, em grande tarde, evitou que a equipe de Curitiba conseguisse o seu objetivo. No segundo tempo, o time carioca melhorou de rendimento e poderia ter vencido por uma diferença maior, mas Kleber desperdiçou uma cobrança de pênalti.O goleiro Marcos fez grande defesa e evitou o segundo gol.

Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o ABC, em Natal. O Paraná vai receber o Vila Nova, em Curitiba.

O jogo - O Paraná começou a partida com a marcação adiantada, o que atrapalhou o Vasco nos primeiros minutos. Sem condições de trocar passes, os zagueiros preferiam o lançamento longo que eram facilmente neutralizados pela defesa paranaense.

No primeiro ataque, aos quatro minutos,a equipe carioca quase marcou o primeiro gol. O volante Fabrício recebeu dentro da área e cruzou para a cabeçada de Thales. A bola bateu na trave direita e a defesa do Paraná acabou afastando o perigo.

O lance assustou a equipe visitante que passou a se preocupar apenas em se defender, permitindo que o Vasco aumentasse a pressão em busca do primeiro gol.Sem muitas preocupações defensivas, o volante Fabrício se infiltrava na defesa paranaense e criava boas jogadas para os companheiros.

Aos 13 minutos, depois de boa troca de passes, o meia Dakson arriscou de longe e a bola passou perto da trave direita do goleiro Marcos. Logo depois, Diego Renan penetrou pela esquerda, cruzou para Kleber, mas o zagueiro Breno conseguiu evitar a conclusão do atacante.

Só aos 17 minutos é que o Paraná chutou a gol, pela primeira vez. Lucas Otávio bateu fraco e Martin Silva defendeu sem dificuldades. Depois dos 25 minutos, o Vasco caiu de rendimento e a partida ficou truncada, com muitos erros de passes por parte das duas equipes.

Aos 28 minutos, Lúcio Flávio armou boa jogada e lançou Tiago Alves pela esquerda. Ele cruzou para a entrada de Arthur, mas Douglas Silva salvou o Vasco, desviando para escanteio. O Vasco respondeu três minutos depois. Guinãzu cruzou e o goleiro Marcos espalmou para o meio da área. Carlos Cesar apanhou o rebote, mas concluiu muito mal, mandando a bola por cima do travessão.

Um minuto depois, o goleiro Martin Silva evitou o gol paranaense. Após cruzamento da direita, Arthur surprendeu os zagueiros e cabeceou no canto para grande defesa do goleiro uruguaio. Aos 34 minutos, o Vasco marcou o primeiro gol. O meia Douglas cobrou falta, o goleiro Marcos não conseguiu afastar o perigo, a zaga também falhou e o zagueiro Douglas Silva chutou forte para colocar a bola nas redes.

Logo depois, o lateral Carlos César invadiu a área, mas Ricardinho se atirou nos pés do jogador cruz-maltino e conseguiu evitar o chute. A torcida pediu pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir. Aos 42 minutos, o Paraná quase marcou o gol do empate, quando Arthur foi lançado e chutou, mas Rodrigo desviou para escanteio. Na cobrança, Alisson Brand ganhou dos zagueiros e chutou rasteiro, mas Martin Silva usou o pé direito para salvar sua equipe mais uma vez.

Nos minutos finais da primeira etapa, o goleiro Martin Silva voltou a aparecer com destaque, salvando o Vasco em duas oportunidades. Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo. O Vasco seguia explorando o avanço dos laterais, enquanto a equipe de Curitiba preferia apelar para os lances de bola parada, uma vez que seus atacantes estavam levando vantagem sobre os zagueiros cariocas.

Aos seis minutos, o primeiro lance de perigo. Lucas Otávio recebeu na entrada da área e bateu, com perigo, assustando o goleiro Martin Silva, mas a bola acabou saindo. O Vasco encontrava dificuldades para armar as jogadas e o técnico Adilson Batista tentou corrigir o problema, colocando Lucas Crispim no lugar de Dakson.

Aos 14 minutos, o Paraná perdeu uma chance incrível para empatar. Chiquinho fez cruzamento perfeito e Arthur, inteiramente livre na pequena área, cabeceou com a intenção de deslocar Martin Silva, mas a bola saiu. O Vasco só criou sua primeira boa oportunidade, aos 16 minutos, em arrancada de Lucas Crispim que arrancou pelo meio e fez ótimo passe para Douglas que tentou achar Kleber na área, mas a zaga cortou.

Aos 20 minutos, o lateral esquerdo Diego Renan foi lançado por Douglas, mas sentiu uma lesão na coxa esquerda e caiu, sem condições de prosseguir na partida. Marlon entrou em seu lugar.

Aos 24 minutos, Kleber empurrou Marcos Serrato que se jogou ao chão e permitiu que o atacante do time carioca partisse para o gol. Anderson Rosa empurrou Kleber na área e o árbitro marcou pênalti, e expulsou o zagueiro da equipe visitante, o que gerou muitos protestos da equipe da Vila Capanema. Na cobrança,Kleber visou o canto direito e Marcos fez grande defesa. No rebote, o goleiro ainda mostrou agilidade e impediu que o chute de Lucas Crispim entrasse.

Com vantagem numérica, o time dirigido por Adilson Batista aumentou a pressão e quase chegou ao segundo gol,aos 30 minutos, quando Douglas cobrou falta e o zagueiro Rodrigo cabeceou no travessão. Nos minutos finais, a equipe carioca passou a se preocupar apenas em administrar o resultado, mas acabou tomando um grande susto, aos 45 minutos,quando Bruno, livre, acertou a trave esquerda.

Gazeta PressRio de Janeiro (RJ)