Sem Sobis, Fred treina entre os titulares e Cristóvão faz mistério

O técnico do Fluminense, Cristóvão Borges, decidiu usar o mistério como uma de suas principais armas para a partida deste domingo, às 18h30(de Brasília), diante do Goiás, no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Isso porque ele não revelou se o atacante Fred será titular no duelo contra os goianos. Rafael Sobis seria a outra opção.

Na manhã desta sexta-feira, Fred treinou entre os titulares e Rafael Sobis não trabalhou. O jogador foi preservado porque sofreu uma luxação no ombro direito na vitória de 3 a 0 sobre o Atlético-PR, no domingo passado. O ex-colorado ficou de fora da maior parte das atividades da semana, mas, na quinta-feira, atuou entre os titulares. Nesta sexta, foi preservado, mas não está vetado para o compromisso com o Goiás.

Fred, por sua vez, voltou aos treinos apenas na semana passada, depois de ter ganhado alguns dias de descanso por defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O artilheiro vem treinando normalmente, mas trabalhou entre os reservas na quinta-feira, na única vez que Rafael Sobis foi liberado para trabalhar com o elenco.

Diante desta indefinição, a expectativa era grande em relação à entrevista coletiva do técnico Cristóvão Borges, que não costuma usar o mistério nas escalações. Porém, o treinador fugiu de responder a essa pergunta, deixando claro que vai fazer mistério até minutos antes da partida.

“O Fred trabalhou sem problemas ao longo da semana e está em condições de ir para o jogo. Vou decidir sobre isso, pois cabe a mim tomar esta decisão. Aliás, já decidi quem joga. Porém, isso não é o importante e sim o fato de termos duas boas opções para a partida. O fundamental é que quem entre esteja em condições de desempenhar bem seu papel”, disse Cristóvão, que chegou a brincar com os jornalistas sobre a ansiedade em saber a escalação.

O treinador se disse tranquilo em relação a usar Fred mesmo com o atacante tendo sofrido demais com as críticas devido ao fraco desempenho na Copa do Mundo.

“É a expectativa de todos saber como o Fred vai se comportar em campo. Nós também estamos com essa expectativa, pois sabemos que ele tem potencial para voltar a jogar como vinha fazendo antes da Copa do Mundo. Acredito que ele atuando neste jogo possa ser positivo, pois o jogo será no Maracanã, onde ele vai ter o apoio da torcida do Fluminense. Além disso, o time vem de duas vitórias e passa por um bom momento”, analisou Cristóvão.

Ainda em relação ao treino, nesta sexta-feira, o meia Wágner não trabalhou, pois ficou fazendo reforço muscular na academia. O jogador, porém, não preocupa para domingo, assim como o zagueiro Henrique, que deixou o jogo contra o Furacão reclamando de dores na coxa e nos ombros.

Dessa maneira, com a dúvida no ataque, o esboço do time do Fluminense para domingo é o seguinte: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Henrique e Carlinhos; Valencia, Jean, Cícero, Darío Conca e Wágner; Rafael Sobis (Fred). Neste sábado, o elenco participa de mais um treino na parte da manhã, novamente nas Laranjeiras, e depois começa o período de concentração para a partida.

Fora de campo, a situação envolvendo o atacante Wellington Nem se complicou ainda mais depois que o Shakhtar Donetsk reclamou publicamente do assédio do Fluminense sobre o jogador. O técnico do time ucraniano, Mircea Lucescu, chegou a dizer que os cariocas tratavam os dirigentes do clube europeu como 'tolos'. Diante deste cenário, dificilmente o atleta voltará ao Tricolor este ano.

Gazeta PressRio de Janeiro (RJ)