Mayra conquista o bronze e judô brasileiro faz campanha histórica

Judoca brasileira derrotou Marhinde Verkerk por ippon. País soma três medalhas na modalidade nos Jogos Olímpicos de Londres

Judoca número um do mundo na categoria meio-pesado (até 78kg), Mayra Aguiar, que completará 21 anos nesta sexta-feira, conquistou sua primeira medalha olímpica na carreira. Nesta quinta-feira, a vice-campeã mundial em Tóquio-2010 e medalha de bronze em Paris-2011 ganhou o bronze ao derrotar a holandesa Marhinde Verkerk, por ippon.

- Quero agradecer todo mundo, tive muitos altos e baixos. Felizmente consegui chegar até aqui e levar a medalha. Eu estava bem preparada para conseguir o ouro, mas nem tudo dá certo. Mas consegui me reerguer - afirmou Mayra, revelando que, após a derrota na semifinal, conversou com o ex-judoca Aurélio Miguel, ouro em Seul-1988 e bronze em Atlanta-1996.

Ele me disse: "Você não vai sair daqui sem nada". Isso me deu motivação para entrar e buscar a vitória a qualquer custo.

Com o resultado, o judô brasileiro faz em Londres sua melhor campanha na história dos Jogos Olímpicos. Além da conquista da Mayra, o Brasil ganhou na capital da Inglaterra o ouro com Sarah Menezes e o bronze com Felipe Kitadai, ambas as medalhas na categoria ligeiro.

Mayra, que estreou em Jogos Olímpicos em Pequim-2008 aos 17 anos, não teve a menor dificuldade para derrotar a adversária. Faltando 3m31s para o fim, a brasileira aplicou um ippon, o golpe máximo do judô, e garantiu sua vitória.

Com isso, Mayra chega a 15 vitórias e apenas uma derrota na temporada. O único revés aconteceu nesta quinta-feira, na semifinal, quando a brasileira acabou derrotada pela americana Kayla Harrison. Em 2012, Mayra foi campeã no Masters de Almaty (CAZ), no Grand Slam de Paris (FRA) e no Campeonato Pan-Americano de Montreal (CAN).