Cielo se despede do Metropolitano com melhor tempo nos 50m livre

Mesmo com o clima desfavorável, o nadador César Cielo encerrou sua participação no IV Torneio Metropolitano Infantil a Sênior com destaque. Nas raias do Parque Aquático do Minas I, em Belo Horizonte-MG, o paulista foi o mais veloz nos 50m livre, com o tempo de 21s27.

Na véspera, Cielo já havia conquistado o melhor tempo nos 100m livre (47s19) e 50m borboleta (22s74). O atleta da Fiat/Minas utilizou a competição regional para fazer um balanço da atual fase de treinamento, em busca do melhor ritmo possível para o Troféu José Finkel/Taça Correios. A competição, disputada em setembro, no município valeparaibano de Guaratinguetá, serve como seletiva para o Mundial de Doha em Piscina Curta, o principal desafio da temporada.

"Foi a primeira vez que nadei os 50m livre em piscina curta desde agosto de 2012. Então, acho que foi uma prova bacana. Poderia ter sido um pouco mais agressivo nos primeiros 25m, mas, no geral, foi uma prova bem nadada. O resultado foi dentro do que eu estava esperando para meu atual momento. Vamos ver se para o Finkel eu consigo evoluir", disse Cielo, que abriu mão dos 100m borboleta para se concentrar nos 50m livre. Prova disputada sob frio e chuva.

A primeira medalha de Cielo em um Mundial ocorreu em piscina curta, em 2004, na cidade norte-americana de Indianápolis. Na ocasião, conquistou a prata, com o revezamento 4x100m livre do Brasil. Além disso, possui ouros individuais conquistados em Dubai, com recordes sul-americanos nos 50m livre (20s51) e nos 100m livre (45s74) – que ainda não foram superados –, além de um bronze, na mesma edição, com o revezamento 4x100 m livre.

Belo Horizonte (MG)