Xô, crise! Peixe toma susto no fim, mas joga bem e bate a Ponte na Vila Belmiro

Com noite inspirada de Victor Andrade, Santos toma conta do jogo, toma gol no final, mas arranca forças para voltar à frente

Renato Rodrigues

Santos (SP)

Acabou a seca no Santos. Em noite inspirada de Victor Andrade, que não deu sossego para a zaga da Ponte Preta, o Peixe venceu por 2 a 1 na Vila Belmiro e acabou de vez com a série de quatro jogos sem vencer e fazer gols neste Brasileirão. Após sair na frente com Bruno Peres, o time comandado por Muricy Ramalho acabou tomando um susto no fim graças a um tento marcado por Roger, mas ainda arrumou forças para garantir os três pontos.

Com o triunfo dentro de casa, os alvinegros chegaram aos 13 pontos e deixaram a zona de rebaixamento, agora na 16ª colocação. Já a Macaca, segue com 16 e caí para décima posição na tabela.

"Acabou" a crise na Baixada Santista...

O jogo

Sem fazer gols e vencer no Brasileirão há quatro jogos, o Santos começou a partida convicto em acabar com esta seca. Desde os primeiros minutos, o Peixe foi para cima e não deu muitos espaços para a Ponte Preta. Victor Andrade, que ganhou uma chance de Muricy Ramalho de última hora, foi o mais perigoso. Com muitos dribles e movimentação, o garoto de 16 anos abriu espaços na zaga adversária.

As chances começaram a aparecer. Faltou apenas o capricho na hora de finalizar. A melhor delas veio com Felipe Anderson, quando Henrique levantou para Bill que, de cabeça, escorou para o meia, que mandou por cima.

Enquanto isso, a Ponte Preta só se arriscou nos contra-ataques. E algumas descidas assustaram. Roger chegou a marcar um tento, anulado por conta de um impedimento.

A grande superioridade santista só deu resultado aos 37 minutos. Em bonita jogada de Victor Andrade, que deu um passe de letra, Bruno Peres recebeu em velocidade e tocou na saída de Roberto. Vale lembrar que o lateral-direito é ex-jogador do Guarani.

Pouco antes de o árbitro apitar o final da primeira etapa, Bill ainda perdeu uma chance clara. Ele recebeu uma boa bola de Léo dentro da área, tentou tirar do goleiro, mas mandou para fora.

Diferentemente dos primeiros 45 minutos, o Santos iniciou a segunda parte mais recuado. A Ponte, um pouco mais solta em campo, não conseguiu furar a barreira alvinegra e jogo ficou amarrado nos 15 minutos iniciais. Ligado no jogo, Victor Andrade seguiu sendo o mais perigoso em campo.

Aos 20, Muricy resolveu substituir a promessa, que saiu aplaudida de campo. Noite especial para o menino que deu lugar a Miralles. O treinador chegou a ser xingado pela torcida por conta da mudança, mas o "mal entendido" foi resolvido rapidamente: Victor Andrade pediu para sair.

A Macaca acordou para a partida e passou a ser mais incisiva no ataque. Aos 34, em cruzamento na área, Tiago Alves subiu mais que todo mundo e mandou no travessão. O abafa continuou e Roger, que minutos antes havia chutado bola perigosa, enfim, acertou o alvo. O camisa 9 recebeu da entrada da área e bateu no canto de Aranha.

Quando tudo parecia ter ido para o ralo, o Peixe foi buscar os três pontos na vontade. Miralles, que entrara no lugar de Victor, melhor do jogo até então, recebeu cruzamento, dividiu com o goleiro, e, sozinho, só empurrou para dentro. Xô, crise!

Agora, o Santos voltará a campo no próximo domingo, às 18h30, quando visitará o Náutico, nos Aflitos, em Recife. Já a Macaca jogará mais uma vez longe de Campinas, desta vez contra o Cruzeiro, na Arena Independência, também no domingo no mesmo horário.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 2x1 PONTE PRETA

Data e Hora: 29/7/2012, às 18h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (Fifa/SP)
Auxiliares: Marcio Luiz Augusto (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)

Público e renda: 4.261 pagantes / R$ 92.080,00
Cartões amarelos: Adriano, Henrique, Durval, Arouca (Santos); Cicinho, Tiago Alves (Ponte Preta)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Bruno Peres, 37'/1ºT (1-0); Roger, 37'/2ºT (1-1); Miralles, 40'/2ºT (2-1)

SANTOS: Aranha, Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo; Adriano, Arouca, Henrique e Felipe Anderson (David Braz, 43'/2ºT); Victor Andrade (Miralles, 20'/2ºT) e Bill. Técnico: Muricy Ramalho.

PONTE PRETA: Roberto, Cicinho, Tiago Alves, Gustavo e Uendel; Baraka, Renê Júnior (Caio, 27'/2ºT), Somália e Nikão (Marcinho, 36'/1ºT); André Luís (Rildo, 11'/2ºT) e Roger. Técnico: Gilson Kleina