Fabiana Murer salta 4,80m e é ouro na Liga Diamante de Nova York

A brasileira Fabiana Murer conquistou o primeiro lugar e, consequentemente, a medalha de ouro na prova do salto com vara na etapa de Nova York da Liga Diamante, o principal circuito de competições da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). A atleta pulou 4,80m e atingiu a melhor marca do Ranking Mundial de 2014.

Murer, que detém o recorde sul-americano com 4,85m, passou 4,50m, 4,60m, 4,70m e 4,80m, todas na primeira tentativa. Treinada por Elson Miranda, Fabiana ainda tentou saltar 4,90m, o que seria o novo recorde continental, mas não obteve sucesso nas três oportunidade a que tinha direito.

Mesmo não atingindo os 4,90m, a brasileira não escondeu a felicidade com a marca atingida: “Fazia algum tempo que eu não saltava 4,80 m. Na verdade, eu não saltava 4,80 m desde o Mundial de Daegu. Foi uma prova ótima para mim, venci e assumi a liderança do ranking mundial numa disputa forte da Diamond League. Foi bom também porque eu saltei bem alto nas tentativas dos 4,90 m, o que vai me mostrando o caminho para superar esses 4,90 m”.

A campeã olímpica em Londres 2012, a norte-americana Jennifer Suhr, ficou com a prata, saltando 4,70m. A cubana Yarisley Silva atingiu a mesma marca da atleta dos Estados Unidos e ficou com o bronze.

O treinador fez questão de valorizar a conquista de sua atleta, já que a competição contava com outros bons nomes: “A competição foi forte, com a Jennifer Suhr e a Yarisley Silva, mas a Fabiana mostrou que estava bem desde o início. Na etapa de Roma da Diamond League nós já esperávamos um salto de 4,70 m, mas ele não veio. Hoje, estávamos preocupados com a sequência de viagens - Brasil, Roma, Nova York - e as diferenças do fuso, em pouco tempo, mas a Fabiana esteve muito bem”.

No Meeting de Genebra, na Suíça, Thiago Braz venceu a prova do salto com vara, com 5,61m. Outro brasileiro que teve sucesso nesta modalidade foi Fábio Gomes da Silva, que atingiu os 5,36m. O dono da medalha de prata foi o sueco Jacobsson Sward, com 5,51m.

No feminino, Karla Rosa da Silva ficou em terceira, ao saltar 4,25m. A britânica Lucy Bryan, com 4,35m, ganhou o ouro e a prata foi para a italiana Giorgia Benecchi, que saltou 4,25m.

Nova York (EUA)