Portugal trará na bagagem 200kg de bacalhau e vinho para dar de presente

Portugal desembarca em Campinas na manhã desta quarta-feira, e, além dos 23 jogadores e membros da comissão técnica, a delegação lusitana trará uma bagagem de respeito ao Brasil. Além do material de jogo, que inclui 1000 camisas para jogadores de linha, 160 para goleiros e muitos pares de meias, a seleção portuguesa também colocou na mala bolas, impressora, remédios e muita comida. 

A lista culinária mostra que os portugueses não pretendem abrir mão da tradição durante as refeições que serão feitas no Brasil. Somente de bacalhau graúdo, são 200kg. Azeite também não faltará. São 48 garrafas com 0,2 de acidez, além de 12 garrafas de vinagre. Chouriço, alheira, aletria, grão de bico, feijão encarnado (vermelho), arroz carolino e até 80kg de polvo congelado também já estão na bagagem, que traz três tipos de queijos: Serra da Estrela, da Ilha de São Jorge e açoriano. 

A lista alimentícia foi elaborada pela equipe de cozinha que acompanha a seleção. Além de todos os produtos que serão transportados, os chefs Hélio Loureiro e Luís Lavrador ainda fizeram um minucioso levantamento de locais onde poderão comprar comidas tipicamente portuguesas para que nenhum atleta sofra com “saudade de casa”. 

Os portugueses não esqueceram sequer de colocar um agrado aos anfitriões na bagagem. Quarenta e oito garrafas de vinho do Porto com dez anos de envelhecimento serão usadas para presentear chefes de cozinha dos locais por onde a delegação passar.  

Os portugueses chegam a Campinas na manhã de quarta-feira. Os lusos estão no Grupo G, junto com Alemanha, Gana e Estados Unidos. O primeiro duelo será contra os germânicos, dia 16, na Arena Fonte Nova, em Salvador.  

Por GloboEsporte.comNew Jersey, EUA