Espanha chega ao Brasil para a Copa e já encontra clima de rivalidade
Cerca de 150 torcedores vão ao CT do Caju, muitos com camisas e bandeiras do Brasil, recepcionar atuais campeões do mundo. Fãs presentes também no aeroporto
Chegaram aqueles que são, pelo menos até o dia 13 de julho, os campeões mundiais de futebol. A Espanha desembarcou em Curitiba na noite deste domingo, vinda dos Estados Unidos, onde fez a parte final de sua preparação para a Copa do Mundo. Chegou sob mau tempo à capital paranaense, com frio e chuva. E já encontrou clima de rivalidade – misturada a uma evidente admiração. Cerca de 150 torcedores, muitos deles com camisetas e até bandeiras do Brasil, foram ao CT do Caju recepcionar a delegação europeia em sua chegada ao local - uma hora e meia após o desembarque no aeroporto Afonso Pena, por volta de 20h.
O ônibus com os atletas passou rapidamente pelo portão de entrada do complexo pertencente ao Atlético-PR. Torcedores reclamaram que sequer receberam um aceno dos jogadores. Muitos fãs também vestiram as cores da própria Espanha no primeiro dia do elenco comandado por Vicente del Bosque em solo brasileiro. O mesmo aconteceu no aeroporto, de onde a delegação saiu direto da pista, sem passar pelo saguão - e onde foi recepcionada pelo prefeito da cidade, Gustavo Fruet.
Forte aparato policial foi montado para a recepção aos campeões mundiais. Viaturas se espalharam em diferentes pontos da rodovia que leva ao CT. O deslocamento foi feito com batedores. Torcedores foram impedidos de se aproximar do ônibus oficial da Espanha.
Será no Caju que craques como Xavi e Iniesta ficarão hospedados e treinarão para os jogos contra Holanda, Chile e Austrália, seus adversários no Grupo B do Mundial. A estreia é dia 13, a próxima sexta-feira, em Salvador, diante da seleção laranja, justamente a adversária da Espanha na decisão do Mundial de 2010, na África do Sul.
O primeiro treinamento dos campeões mundiais em solo brasileiro está previsto para esta segunda-feira, às 16h. A manhã será de recuperação da viagem. No CT do Caju, afastado do centro de Curitiba, à beira de uma rodovia, o elenco terá privacidade para treinar sem grande assédio de torcedores – reclusão bem maior do que na Copa das Confederações do ano passado, por exemplo.
Os primeiros trabalhos dos europeus em solo paranaense devem ser realizados ainda com tempo ruim – a previsão é de mais chuva para segunda e terça-feira. Isso pode ser prejudicial especialmente para jogadores em recuperação de lesões, casos de Juanfran e Diego Costa.
O mau tempo já foi um problema antes de a Espanha chegar. Ao longo do domingo, informações davam conta de que os aeroportos de Florianópolis e Campinas estavam em alerta para a possibilidade de a Roja desembarcar lá – para evitar a instabilidade climática de Curitiba, onde choveu forte no sábado e no início da noite deste domingo.
Espanha na primeira fase
13/06: contra a Holanda em Salvador
18/06: contra o Chile no Rio de Janeiro
23/06: contra a Austrália em Curitiba
Os 23 da Espanha
Goleiros: Casillas, Reina e De Gea.
Defesa: Juanfran, Jordi Alba, Piqué, Sergio Ramos, Javi Martínez, Azpilicueta e Albiol.
Meio: Xabi Alonso, Koke, Busquets, Xavi , Iniesta, Fàbregas, David Silva, Cazorla e Juan Mata.
Ataque: Pedro, Fernando Torres, David Villa e Diego Costa.
Por Alexandre Alliatti, Ana Helena Goebel e Sergio GandolphiCuritiba




Comentários