Atletismo - Quenianos vencem na etapa de Campo Grande do Circuito Brasileiro

Os atletas quenianos venceram a etapa de Campo Grande do Circuito Brasileiro de corridas de rua, disputada na manhã deste domingo. Na prova masculina, o primeiro lugar ficou com Timothy Kimeli, que bateu o recorde do evento após forte disputa com José Márcio Leão. Na feminina, a vitória foi de Jane Jelagat Seurei.

A decisão do vencedor da prova masculina em Campo Grande ocorreu apenas nos metros finais. Depois de longa disputa, Timothy Kimeli levou vantagem sobre o brasileiro José Márcio Leão e venceu com o tempo de 29min33s, apenas 10s mais rápido do que o atleta nacional. A terceira posição foi do tanzaniano Eliya Daudi Sidame.

“Vi que o grupo principal não engrenou em um ritmo muito forte e ganhei distância, mas sempre com o queniano na minha cola. Na parte final da prova, ele me passou e abriu uma vantagem, mas eu forcei a corrida até ultrapassá-lo de novo. Nós trocamos de posição mais duas vezes, ainda, até que nos últimos trinta metros faltou perna para mim, e ele venceu. Mas foi por muito pouco. Ainda deixei outro africano comendo poeira", contou Leão.

Na prova feminina, Jane Jelagat teve mais facilidade para conquistar a vitória. Com o tempo de 33min50s, ela baixou em 34s o antigo recorde do evento e teve vantagem confortável sobre a etíope Shewaye Wolde Woldemeskel, segunda colocada. O bronze foi da brasileira Joziane Cardoso.

"A prova foi dura, com um nível técnico fortíssimo, e qualquer vacilo poderia custar o pódio. Por isso, acabei sendo mais conservadora. Saí junto com o pelotão principal, mas as africanas já largaram fortes, e eu segurei o meu ritmo. Acho que falta um pouco mais de confiança para nós, brasileiras. Temos que saber que podemos chegar nas africanas", disse Joziane.

Campo Grande (MS)