Campeonato Francês - Monaco goleia Ajaccio e obriga PSG a ser campeão com as próprias forças

A missão do Monaco era simples na tarde deste sábado: vencer o Ajaccio fora de casa para impedir que o Paris Saint-Germain fosse campeão antes mesmo de entrar em campo nesta rodada. E o time do Principado conseguiu adiar o título da equipe parisiense muito por mérito de Berbatov. O búlgaro marcou duas vezes no segundo tempo e o gol de Tallo para o time da casa não foi suficiente para tirar os três pontos da equipe vermelha e branca. A vitória ainda virou goleada quando Kondogbia e Ocampos marcaram para consolidar o placar em 4 a 1.

Após primeiro tempo com posse de bola maior dos visitantes, mas poucas oportunidades reais de gol, a rede só balançou aos oito minutos da segunda etapa. Após escanteio levantado na área, Berbatov ganhou dividida contra Hengbart e testou firme para acertar o canto direito, sem chances para Uchoa.

Mesmo com a vantagem, o Monaco seguiu pressionando e conseguiu ampliar 19 minutos depois, novamente com o centroavante búlgaro. Em triangulação, Riviere deixou com James Rodriguez, que deu ótimo passe para encontrar dentro da área Berbatov, que conferiu para fazer o segundo do time visitante.

A resposta do Ajaccio foi imediata. No minuto seguinte, Tallo aproveitou cruzamento da direita, se adiantou ao zagueiro Ricardo Carvalho e bateu de pé direito para diminuir. A reação, porém, de pouco valeu, pois o Monaco seguiu com o controle da partida até os minutos finais, quando transformaria a vitória em goleada.

Aos 44 da etapa final, Berbatov apareceu de novo para criar perigo ao Ajaccio, mas desta vez ele foi o assistente, tocando para Kondogbia chutar de fora da área e acertar o canto de Uchoa. Pouco depois, Ocampos também deixou o dele, três minutos após entrar na partida. O argentino recebeu de Dirar dentro da área para bater de canhota e dar números finais ao triunfo.

Com a vitória, o Monaco mantém o último fio de esperança pelo título francês. Para ser campeão, porém, precisa vencer os três últimos jogos e torcer para líder o PSG ser derrotado em quatro partidas. Com a improvável combinação, o objetivo passa a ser manter a segunda colocação, posto que rende vaga direta à fase de grupos da Liga dos Campeões. Para garantir a posição, a equipe vermelha e branca volta a campo no próximo dia 07 para receber o Guingamp no Stade Louis II.

Amargando a lanterna do campeonato, o já rebaixado Ajaccio apenas cumpre tabela nas últimas rodadas para tentar se despedir da elite francesa de cabeça erguida. A equipe, porém, não vence há sete rodadas. A próxima oportunidade de diminuir o vexame do descenso é o duelo contra o Lorient, fora de casa, que será no próximo dia 04 de maio.

Ajaccio (França)