Kleber marca e Grêmio derruba a invencibilidade do Fluminense

LANCEPRESS!

Rio de Janeiro (RJ)

Em um jogo pegado e disputado, o Grêmio derrotou o Fluminense por 1 a 0, na noite desta quarta-feira no Olímpico, com gol de Kleber - que também foi expulso - e chegou a sua quarta vitória seguida no Brasileirão, pulando para 24 pontos mas se mantendo na quarta posição. Por sua vez, o Flu perdeu a invencibilidade de 11 jogos no torneio e estacionou nos 25 pontos e no terceiro lugar.

Na próxima rodada, os gaúchos enfrentam o Coritiba, sábado, no Couto Pereira. Enquanto isso, os cariocas recebem o Atlético-MG, no Engenhão, no domingo.

TRÊS ZAGUEIROS NÃO PARAM MARCELO MORENO

O jogo entre tricolores no Olímpíco foi muito equilibrado no primeiro tempo. O técnico Abel Braga pretendia fechar a zaga do Fluminense com a entrada de Leandro Euzébio na sobra para marcar a forte jogada aérea gremista com Marcelo Moreno. Mesmo assim, o centroavante boliviano incomodou o Flu diversas vezes, como aos cinco minutos. Kleber lançou Pará na esquerda, e o lateral cruzou na medida para Moreno cabecear para defesa tranquila de Cavalieri.

No meio de campo a batalha era maior ainda. Com dois volantes - Edinho e Fábio - e dois alas, o Flu travava a criatividade de Elano e Zé Roberto. Com isso, era esperado que Fernando e Souza aparecessem como elemento surpresa, mas eles não estavam em uma boa noite.

Quem apareceu bem na primeira etapa foi o jovem Wallace. Sem tantas obrigações defensivas, ele foi quem mais perturbou a zaga gaúcha. Aos 16, ele fez ótima jogada pela direita e cruzou na cabeça de Fred. Porém, o capitão cabeceou no meio do gol para defesa de Marcelo Grohe.

A partir da metade do primeiro tempo, o jogo ficou mais pegado - como manda o manual do futebol gaúcho. Inclusive, Souza aplicou um carrinho muito forte em Carleto aos 32 e levou o cartão amarelo.

Em um momento de pressão do Grêmio, o clube gaúcho quase abriu o placar. Aos 35, Elano cobrou falta na cabeça de Moreno, que cabeceou com muito perigo. A bola tirou tinta da trave direita de Cavalieri.

No minuto seguinte, após troca de passes, Edilson cruzou para a área, mas Zé Roberto chegou atrasado e não alcançou, mesmo se esticando todo.

PRESSÂO RESULTA EM GOL GREMISTA

O Grêmio voltou para o segundo tempo disposto a abrir o placar e dar um fim na invencibilidade do Fluminense no Campeonato Brasileiro. Logo aos três minutos, o sempre perigoso Kleber cruzou da esquerda para - novamente - Marcelo Moreno cabecear. Porém, a bola explodiu na cabeça de Leandro Euzébio, tirando o que seria o primeiro gol dos gaúchos.

Sem mostrar qualquer poder de reação, o Fluminense começou a assistir o Grêmio se impor. O técnico Abel Braga não se mexia para mudar o panorama e foi castigado. Aos 23 minutos, o lateral-direito Edilson subiu pela direita e cruzou. Para não perder o costume, Marcelo Moreno disputou no alto com Gum e a bola sobrou livre para Kleber. Sem ângulo, o camisa 30 chutou na saída de Cavalieri para abrir o placar e explodir a torcida do Imortal Tricolor.

Logo em seguida, o Grêmio quase ampliou em uma cobrança de falta perigosa de Elano, que Cavalieri se esticou todo para colocar em escanteio.

Após o gol, Abelão enfim tentou mudar as coisas. Porém, as mexidas desorganizaram ainda mais o time do Fluminense. Rafael Sobis e Wágner entraram nos lugares de Edinho e Gum, respectivamente. Vanderlei Luxemburgo aproveitou que o Flu estava bagunçado e perdido em campo, e fechou o meio com as entradas de Léo Gago e Marquinhos nos lugares de Zé Roberto e Elano.

O jogo esquentou apenas no temperamento dos jogadores, pois o Fluminense não conseguiu realizar nada que levasse perigo ao gol de Marcelo Grohe.

Aos 43, para não perder o costume, o atacante Kleber conseguiu a façanha de receber o segundo cartão amarelo após retardar uma cobrança de falta a favor do adversário. O jogo acabou e junto dele, a invencibilidade do Fluminense foi embora. Caiu o último invicto do Campeonato Brasileiro-2012.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 FLUMINENSE

Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data-Hora: 25/7/2012 - 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Thiago Gomes Brigido (CE)
Renda e público: R$ 518.534,00/27.405 presentes
Cartões amarelos: Souza, Marcelo Moreno, Kleber, Pará (GRE); Fábio, Carleto, Edinho, Anderson (FLU)
Cartão vermelho: Kleber 43'/2ºT
Gols: Kleber 23'/2ºT (1-0)

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Edilson, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos 33'/2ºT) e Zé Roberto (Léo Gago 33'/2ºT); Kleber e Marcelo Moreno (André Lima 36'/2ºT) – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Gum (Wágner 29'/2ºT), Leandro Euzébio e Anderson; Wallace, Edinho (Rafael Sobis 29'/2ºT), Fábio, Thiago Neves e Carleto; Wellington Nem (Rafael Moura 34'/2ºT) e Fred - Técnico: Abel Braga.