Vettel é punido por ultrapassagem ilegal sobre Button e cai para 5º lugar
O alemão Sebastian Vettel chegou a subir ao pódio e comemorar o segundo lugar no GP da Alemanha, vencido por Fernando Alonso, da Ferrari. Mas quem riu por último foram Jenson Button, da McLaren, e Kimi Raikkonen, da Lotus, confirmados pela direção de prova como segundo e terceiro colocados, respectivamente. Isso porque o piloto da RBR foi punido com acréscimo de 20 segundos no tempo final, por ter ultrapassado o então terceiro colocado Button na penúltima volta pela área de escape (veja a manobra no vídeo). Com isso, Vettel caiu para a quinta posição.
O novo resultado beneficiou também o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, que pulou para a quarta posição. A classificação no Mundial de Pilotos não sofreu alterações significativas: o espanhol Fernando Alonso, vencedor na Alemanha, segue em primeiro com 154 pontos, seguido por Mark Webber, da RBR, com 120, e Vettel, que tem 110. A diferença do alemão para Raikkonen, no entanto, caiu para apenas três pontos, já que o finlandês agora aparece em quarto, com 98.
- Não há nada para falar, as câmeras da TV dizem tudo - disse Button sobre o incidente.
Vettel buscou dar sua explicação:
- No fim da corrida, os pneus do Button foram embora e fui capaz de colar nele. Era uma questão de "quando", ao invés de "onde" (fazer a ultrapassagem). Ele ficou por dentro, eu não podia vê-lo no momento, então decidi dar espaço suficiente. Passei na tinta escorregadia e fui capaz de ficar à frente dele. A única intenção foi não bater e dar espaço. Respeito ele e não queria espremê-lo. Foi bom estar no pódio na corrida de casa, mas tenho que respeitar a decisão dos comissários - disse o alemão
Entenda a manobra de Vettel
Na volta 41, Button optou por fazer a segunda parada antes de Vettel e Alonso, que duelavam pela primeira posição. Uma volta depois, a dupla também foi para os boxes. O movimento do inglês deu certo: ele passou a andar mais rápido e ultrapassou o alemão da RBR logo após a volta do pit stop.
Em segundo, Button partiu para o ataque sobre Alonso, que suportou bem a pressão. Mas o ritmo da McLaren diminuiu, e na penúltima volta o inglês não resistiu: viu Vettel recuperar o tempo perdido, abrir a asa e fazer a ultrapassagem por fora. A manobra, porém, contou com uma ida ilegal do alemão até a área de escape. Favorecido, o então segundo colocado acabou punido com o acréscimo de 20 segundos.
A Fórmula 1 volta no próximo fim de semana, para o GP da Hungria, válido pela 11ª etapa da temporada. A prova no circuito de Hungaroring terá transmissão ao vivo da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.
Comentários