Atleta de 15 anos da seleção brasileira de canoagem morre afogada em SP

Corpo de Dienifer Loreto, atleta da categoria menor de canoagem de velocidade, foi encontrado no fim da tarde desta sexta pelos Bombeiros na Represa Guarapiranga

A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) divulgou no fim da tarde desta sexta-feira que a atleta Dienifer D’Avila Loreto, de apenas 15 anos e integrante da seleção nacional da categoria menor na modalidade velocidade, morreu no centro de treinamento da Academia Brasileira de Canoagem, por volta das 11h da manhã, quando treinava na Represa de Guarapiranga, em São Paulo. De acordo com um canoísta que preferiu não se identificar, Dienifer não sabia nadar muito bem, estava sem colete salva-vidas (o que não seria obrigatório) e desacompanhada de um técnico.

Segundo informações da assessoria de imprensa da CBCa, um caseiro de um imóvel vizinho ao CT viu uma menina se afogando, entrou na água para tentar socorrer Dienifer, mas não conseguiu salvá-la. Depois de 7 horas de buscas, o Corpo de Bombeiros encontrou o corpo da atleta no início da noite. O corpo de Dienifer ainda nao chegou ao Instituto Médico Legal (IML). A família da atleta já está a caminho de São Paulo. Após saberem da notícia, a mãe, Nair, e a irmã mais velha, Katiucia, deixaram a cidade de Cachoeiras do Sul, no Rio Grande do Sul, em direção à capital paulista.

- Não sabemos ao certo o que aconteceu, mas a gente sente muito, estamos muito tristes. Ela cresceu aqui com a gente e estava em São Paulo só há dois meses. Estou muito abalado, tratava todas as meninas como filhas. Levar a dona Nair no aeroporto era o mínimo que eu podia fazer - contou Edson Machado, presidente da Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia, antigo local de treino de Dienifer no Sul, em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com.

A irmã mais nova, Stephany, usou as redes sociais para informar sobre o afogamento e a notícia de que os Bombeiros haviam encontrado o corpo de Dienifer. Ela lamentou a morte da irmã: "o sonho que virou realidade por pouco tempo. Dienifer, que DEUS te abençoe aonde vc estiver. Te amo...".

A atleta era uma das esperanças da canoagem brasileira para os próximos anos. Em 2013, ela conquistou quatro medalhas no Campeonato Brasileiro cadete, para atletas até 16 anos, disputado em dezembro na raia da Universidade de São Paulo (USP).

Notada de Falecimento da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)

"É com grande pesar que a Canoagem Brasileira comunica o falecimento da atleta Dienifer D’Avila Loreto, ocorrido nesta sexta-feira (21/02), no final da manhã, no Centro de Treinamento (CT) da Academia Brasileira de Canoagem, no Yacht Club Paulista, na cidade de São Paulo. A atleta, que tinha 15 anos, fazia parte da categoria menor da modalidade Canoagem Velocidade, que integrava a Seleção Brasileira e havia sido premiada em várias competições no ano passado.
 
A Canoagem Brasileira está de luto. O site oficial da entidade divulgará  informações sobre o acidente assim que todas as informações forem apuradas. Por meio da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a família de Dienifer D’Avila Loreto terá todo o apoio necessário."

Por Guilherme Costa e Raphael CarneiroSão Paulo e Rio de Janeiro